Relatorio i de bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
OBJETIVOS 2
INTRODUÇÃO 2
2.2 Estruturas 3
2.2.1 Estrutura primária 3
2.2.2 Estrutura secundária 3
2.2.3 Estrutura terciária 3
2.2.4 Estrutura quaternária 4
2.3 Reação da Ninhidrina 4
2.4 Reação do Biureto 5
2.5 Precipitação de proteínas com desnaturação 5
2.6 Precipitação por reação com os reagentes para alcalóides 5
2.7 Precipitação por reação com metais pesados 5
2.8Precipitação por reação com solventes orgânicos 6
2.9 Efeito da força iônica sobre a solubidade (Salting In) 6
2.10 Reações de precipitação sem desnaturação (Salting Out) 6
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
3.1 Materiais a serem utilizados nos procedimentos a seguir 6
3.2 Reações de coloração de proteínas 7
3.2.1 Reação com ninhidrina 7
3.2.2 Reação do biureto 7
3.3 Reações de precipitação deproteínas 8
3.3.1 Reações de precipitação com desnaturação 8
3.3.2 Reações de precipitação sem desnaturação 9
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 10
5. CONCLUSÕES 12









OBJETIVOS
A presente atividade experimental tem a finalidade de identificar e caracterizar a presença de proteínas em material biológico. Verificar, experimentalmente, a precipitação de proteínas com e sem desnaturação erelacionar as observações práticas com a teoria de propriedades gerais como estrutura e isolamento de proteínas.

INTRODUÇÃO
2.1 O que são proteínas
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura efunção celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupocarboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida.

São os constituintes básicos da vida: tanto que seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as proteínas estão presentes.
Aimportância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas; muitas vezes, as enzimas existem em porções muito pequenas. Mesmo assim, estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas - proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos elipídios - que são necessárias para a vida.
Todas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre. Seu peso molecular é extremamente elevado.
Todas as proteínas, independentemente de sua função ou espécie de origem, são construídas a partir de um conjunto básico de vinteaminoácidos, arranjados em várias seqüências específicas.
2.2 Estruturas
As proteínas podem ter 4 tipos de estrutura dependendo do tipo de aminoácidos que possui, do tamanho da cadeia e da configuração espacial da cadeia polipeptídica. As estruturas são:
2.2.1 Estrutura primária
É dada pela seqüência de aminoácidos ao longo da cadeia polipeptídica. É o nível estrutural mais simples e maisimportante, pois dele deriva todo o arranjo espacial da molécula. São específicas para cada proteína, sendo, geralmente, determinadas geneticamente. A estrutura primária da proteína resulta em uma longa cadeia de aminoácidos, com uma extremidade "amino terminal" e uma extremidade "carboxi terminal". Sua estrutura é somente a seqüência dos aminoácidos, sem se preocupar com a orientação espacial da...
tracking img