relatorio e Question rio fisiologia2

636 palavras 3 páginas
Faculdade Aliança – Maurício de Nassau
Curso Bacharelado em Educação Física
Disciplina: Fisiologia da Atividade Motora
2º Período – Noite

Pesquisa: Fuso muscular e OTG (Órgão Tendionoso de Golgi)

Mecanismos de Defesa

A flexibilidade e o alongamento são qualidades essenciais para um bom desempenho físico, tanto para a realização de atividades da vida diária, como para melhorar a performance no meio desportivo. Portanto, devemos ter conhecimento das propriedades neurofisiológicas do músculo que podem afetar a flexibilidade. O corpo humano possui receptores que funcionam como mecanismo de defesa. Os receptores são: O fuso muscular e o OGT (órgãos tendinosos de golgi)

O Fuso Muscular
Os fusos musculares são receptores que funcionam como detector de comprimento do musculo. Eles se encontram dentro do próprio músculo.
Ele é o principal órgão sensitivo do músculo. Se o impulso do alongamento for muito grande, o influxo proveniente do fuso muscular acarreta na contração protetora funcionando como um detector do comprimento. O processo de excitação do fuso muscular ocorre quando um estímulo de alongamento é aplicado.

Imagem 1: Ilustração da localização de um fuso muscular.
Fonte: http://www.efdeportes.com/efd148/flexibilidade-aspectos-fisiologicos-e-fatores-limitantes.htm
O reflexo de estiramento é decorrente da ativação dos fusos em um músculo distendido, promovendo uma resposta rápida através de uma transmissão neural, com estimulação dos nervos aferentes que conduzem estímulos dos fusos até a medula espinhal; os nervos eferentes trazem de volta a resposta, resultando em elaboração de tensão no músculo.

Imagem 2: Ilustração mostrando o reflexo de estiramento.
Fonte:http://lucianosousafisiol.blogspot.com.br/2014/06/sistema-muscularcontracaomuscularfadiga.html

OTG – Órgãos Tendinosos de Golgi
Os OTG são receptores que monitoram a tensão desenvolvida durante a contração muscular localizados nos tendões.
A principal tarefa do

Relacionados