Relatorio visita tecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAISFACULDADE DE ENGENHARIA DE JOÃO MONLEVADEFaEnge / UEMG | |

Ícaro Bruno Barcellos Lopes
Tatiane Felix de Freitas

Relatório de Visita Técnica à ESMETAL

João Monlevade
2012
| UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAISFACULDADE DE ENGENHARIA DE JOÃO MONLEVADEFaEnge / UEMG | |

Relatório de Visita Técnica à ESMETAL

Relatório apresentado à Faculdade deEngenharia da Uemg (FaEnge), como parte das exigências da disciplina Mecânica aplicada ao docente Valter Damião Cunha, pelos discentes Ícaro Bruno Barcellos Lopes e Tatiane Felix de Freitas . |
|

João Monlevade
2012
Introdução
Os acadêmicos do 6º período do curso de Engenharia Ambiental, da disciplina Mecânica Aplicada, coordenados pelo professor Valter Damião Cunha, realizaram no dia 14 dejunho de 2012, às 14h, visita técnica à Esmetal, indústria mecânica  com sede em João Monlevade.
Empresa  voltada para o atendimento a usinas Siderúrgicas, Mineradora, Metalúrgicas e outras, fabricando e recuperando peças e equipamentos através de soluções e processos altamente qualificados e inovadores.  
A Esmetal possui uma área distribuída em galpões de Usinagem, Caldeiraria, Manutenção e oPrédio administrativo.
Bem equipada, com larga experiência em seu campo de atuação,  possui uma estrutura industrial de Usinagem composta por máquinas operatrizes, entre tornos, plainas, mandrilhadoras, serras, furadeiras, retíficas e ferramentais atualizados.
Na área de Caldeiraria,  possui equipamentos de solda, oxicorte, prensas excêntricas, dobradeiras e hidráulicas, além de calandras de cilindroe perfil.
Na área de Controle dimensional, além dos instrumentos inerentes a uma indústria mecânica, a Esmetal dispõe de uma máquina de Controle tridimensional computadorizada, utilizada em seu controle técnico.
Objetivo
A visita teve como objetivo o conhecimento da área física e as atividades operacionais, visando contribuir com a formação profissional do visitante, por meio da observação deatividades práticas e situações profissionais reais desenvolvidas na empresa.
Atividades desenvolvidas
Os alunos foram orientados a usarem os equipamentos de proteção individual, óculos de proteção e protetor auricular, a fim de evitar acidentes e danos à audição. Foi apresentada a ponte rolante que estava em operação, usada para elevação e transporte de carga de grandes tonelagens, onde serequer movimentação de carga com precisão e segurança, o acionamento da ponte consiste de motor e redutor localizados junto a cabeceira, as engrenagens são lubrificadas em banho de óleo, os pinhões e eixos do redutor são montados em rolamento de esferas, o tambor é usinado com ranhuras à direita e à esquerda, para receber o cabo de aço sem sobreposição. Ambas as extremidades do cabo de aço sãofixadas ao tambor para assegurar um levantamento realmente vertical do gancho, o cabo de aço é dimensionado com coeficiente de segurança indicado pelas normas especificas ao trabalho, devendo receber devida manutenção.
Puderam ser observados equipamentos de solda e suas aplicações práticas, a técnica de oxicorte usada para corte de peças metálicas, consiste na ruptura do material através da erosãotérmica, em que o objeto metálico, após ser aquecido, é submetido a um jato de oxigênio, causando sua oxidação. Vários gases combustíveis podem ser usados na mistura com o oxigênio: acetileno, hidrogênio, butano, propano, gás liquefeito de petróleo (GLP), acetileno, etc.
Os gases combustíveis têm a função de produzir chamas para os maçaricos (tartaruga), que são responsáveis pelo aquecimento dosmetais. O maçarico (tartaruga) utilizado no oxicorte mistura o gás combustível com o oxigênio, sendo regulado para fornecer a proporção adequada de chama.
A dobradeira permite dobrar uma peça evitando assim a solda e permitindo a fabricação de peças inteririças.
Os alunos tiveram a oportunidade de ver a usinagem de algumas peças durante a visita como a borboleta, peça de um lavador de gás...
tracking img