Relatorio visita tecnica a fabrica de sorvete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Visita Técnica

No dia 04/05/2012 a turma 2012.1 de engenharia de alimentos em sua grande parte fez uma viajem para Sousa – PB , onde vistamos duas industrias locais, a de sorvete e gelo Flor delis , e a de coco chamada de Frutcoco . Tínhamos como objetivo conhecer como os profissionais da área de engenharia de alimentos atuam nos processos de fabricação de produtos como picolé , sorvetes egelo , também o coco ralado e a novidade de Frutcoco que é o coco ralado umedecido .
Fomos recepcionados pelos estagiários e estudantes da UFCG campus Pombal, Quésia e Arthur, Quésia nos apresentouprimeiramente o lado exterior mostrando equipamentos como o compressor, que é bastante utilizado e importante na fabrica .
Já no interior da fabrica tivemos primeiramente que passar por umabarreira de higienização para podermos conhecer primeiramente a sala de material de limpeza onde foi ressaltado que os produtos são todos fiscalizados e aprovados pela ANVISA, logo após foi visto oestoque de produtos da fabrica. Visitamos também a sala de condimentos e de pesagem e logo após essa sala veio a de processamento de sorvetes , picolé e gelo . lá vimos todas as maquinas e suas funções.A produtora continua transporta a calda através do cilindro congelador para resfriar a ponto de sorvete. Na produtora descontinua a calda de sorvete é despejada no tambor e o sorvete é retirado com apá, para esses dois tipos de produtora é necessário uma torre de resfriamento. Essas maquinas podem ser a ar ou água, O processo de pasteurização consiste em aquecer a mistura até 85ºC e resfriá-labruscamente até 4oC, de forma a eliminar os organismos nocivos que se encontram no leite e demais ingredientes. Também nos mostraram a pico leiteira entre outra maquinas. Depois desse processo ossorvetes, picolés e gelos são levados para uma sala de refrigeração que armazena esses produtos a -24ºC.
Após a apresentação da fabrica flor de lis fomos levados por Quésia até a FRUTCOCO que tem suas...
tracking img