Relatorio tubos multiplos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“ ÁGUA “ FONTE DA VIDA

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. DEFINIÇÕES
4. EQUIPAMENTOS & VIDRARIAS
5. PROCEDIMENTO – TÉCNICA DE TUBOS MÚLTIPLOS
6. MÉTODOS DE EXECUÇÃO DO TESTE TÉCNICA TUBOS MÚLTIPLOS
7. RESULTADOS
8. CONCLUSÕES
9. ESQUEMA SINTETIZADO DE ENSAIO PELA TÉCNICA DE TUBOS MULTIPLOS
10. TABELA 3 - CETESB - NORMA TÉCNICA L5.202 DE JAN/1993|
ÍNDICE DE N.M.P = NÚMERO MAIS PROVÁVEL E LIMITES DE CONFIANÇA = 95% |
PARA RESULTADOS POSITIVOS OU NEGATIVOS |
11. BIBLIOGRAFIA

1. INTRODUÇÃO

A água encontra-se disponível na natureza sob várias formas e é uma das substâncias mais comuns, cobrindo cerca de 70% da superfície do planeta.
É encontrada principalmente no estado líquido, constituindo um recurso natural renovávelpor meio de ciclo.
Cerca de 97,4% da água do planeta está presente nos oceanos e mares, 2% está armazenada nas geleiras e apenas 1% está disponível para o uso, armazenada nos lençóis subterrâneos, lagos, rios e na atmosfera.
A água é essencial à vida, o que significa que todos os organismos vivos, incluindo o homem, dependem dela para sobrevivência.
Mas é fundamental que os recursoshídricos apresentem condições físicas e químicas adequadas para utilização pelos organismos.
Disponibilidade de água significa que ela esteja presente, não somente em quantidade adequada em uma dada região, mas também que sua qualidade seja satisfatória para suprir as necessidades de um determinado conjunto de seres vivos.
Através dos séculos, a complexidade dos usos múltiplos da água pelo homemaumentou e produziu enorme conjunto de degradação e poluição. Por outro lado, os usos excessivos e as retiradas permanentes para diversas finalidades têm diminuído muito a disponibilidade de água e produzindo inúmeros problemas de escassez.
O desenvolvimento industrial, o crescimento demográfico e a ocupação do solo de forma intensa e acelerada vêm provocando o comprometimento dos recursoshídricos disponíveis para consumo humano, recreação e outras atividades, aumentando consideravelmente o risco de doenças de transmissão hídrica.
Um dos grandes problemas ambientais da atualidade é a qualidade da água, que tem sido intensamente deteriorada em países desenvolvidos e em desenvolvimento, apresentando, desta forma, um risco potencial de comprometimento à saúde e ao bem-estar do homem.Certamente, o melhor método de assegurar água adequada para consumo consiste no desenvolvimento de políticas de proteção, evitando as contaminações que podem ocorrer e a exposição das pessoas a riscos de doenças.
A qualidade de vida dos seres humanos está diretamente ligada à água, pois ela é utilizada para o funcionamento adequado de seu organismo, preparo de alimentos, higiene de pessoas eutensílios.
A água usada para abastecimento doméstico deve apresentar características sanitárias e toxicológicas adequadas, deve estar isenta de organismos patogênicos e de substâncias tóxicas, para prevenir danos à saúde e favorecer o bem estar das pessoas.
As doenças transmitidas pela água são responsáveis por mais da metade das internações hospitalares no Brasil e por quase a metade dasmortes de crianças até um ano de idade.

2. OBJETIVO

O ensaio Presuntivo e Confirmativo realizado tem por objetivo analisar, detectar e quantificar a presença/ausência do grupo Coliforme, sejam eles Totais ou Termotolerantes (Fecais) em uma determinada amostra, utilizando-se da Técnica dos Tubos Múltiplos e quantificação pelo NMP Número Mais Provável.
As águas de abastecimento apresentamo risco de serem poluídas por águas residuárias e excretas de origem humana ou animal, podendo, desta forma, conter organismos patogênicos, tornando-se assim um veículo de transmissão de doenças.
Por isso, impõe-se a necessidade de exames rotineiros das mesmas, para determinar seu grau de segurança do ponto de vista bacteriológico.
Embora já existam métodos desenvolvidos para detecção de...
tracking img