Relatorio titulação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:


Para a primeira solução, foram necessários um bastão de vidro, dois béquers, um de 100 mL para NaOH e outro de 250 mL para descarte do mesmo, um suporte universal com garras para a bureta, uma bureta de 25 mL, dois ehrlenmeyer de 125 mL, uma espátula e uma balança analítica. No Processo Experimental, Com a bureta devidamente montada no suportauniversal, iniciou-se a limpeza da mesma. Completa-se até o limite superior com água destilada e deixa escorrer no béquer de 250 mL para descarte.Em cada ehrlenmeyer deve conter a massa mais próxima possível da encontrada no cálculo teórico, que devem ser dissolvidos em, aproximadamente, 50 mL de água destilada. Acrescentar três gotas do indicador fenolftaleína. Na segunda solução, usamos trêsbéquers, sendo um de 50 mL para ácido clorídrico, um de 100 mL para hidróxido de sódio e um de 250 mL para descarte, um suporte universal com garras para bureta, uma bureta de 25 mL, três ehrlenmeyer de 125 mL cada, uma pipeta volumétrica de 15 mL, um pipetador. O ponto em que isso ocorre, é o ponto de equivalência. Com o auxilio de um indicador ácido base determina-se o ponto em que a solução torna-sebásica. No caso deste experimento, foi utilizado da fenolftaleína que é incolor em teor ácido e gradativamente, após ultrapassar o pH 8, começa obter coloração rosada. A partir da titulação, obteve-se um volume médio de base gasto, e, então, foi calculado a molaridade real do ácido. Na terceira solução, observamos que o funil de vidro com o filtro deve estar encaixado no balão volumétrico de 100 mLpara filtrar a solução de água e areia. Na terceira, realizamos a titulação de EDTA sobre a solução básica preparada de acordo com a descrição acima a coloração deve se transformar em azul escuro assim que a acidez for superior. O valor de EDTA gasto deve ser anotado para que o cálculo da dureza total e o teor de cálcio possam ser calculados.
Palavras Chave: Titulação. Procedimento. IndicadorÁcido-Base. Bureta. Laboratório.

INTRODUÇÃO

Titulação é o processo empregado em Química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com uma outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas. A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, emgeral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado. Existem vários tipos de titulação, entre elas destacam-se a titulação ácido-base, titulação de oxidação-redução e titulação de complexação.

TIPOS DE TITULAÇÃO

Ácido-base(acidimetria-alcalimetria):
Se uma solução de ácido é titulada com uma solução alcalina (ou seja na acidimetria) as hidroxilas da solução alcalina combinam-se com os hidrogênios ionizáveis do ácido, aumentando o pH da solução; em determinado pH o ponto de equivalência é atingido e a reação terminada. O mesmo raciocínio se aplica as soluções alcalinas tituladas por ácidos (isto é, a alcalimetria): o pH no ponto deequivalência depende da natureza e da concentração dos reagentes.

Titulação Ácido forte/Base forte
Neste tipo de titulação, o ponto de equivalência se dá aproximadamente em pH 7, pois o ácido ioniza-se praticamente na totalidade e a base se dissocia praticamente na totalidade. Quando os íons H3O+ e OH- reagem, formam água. Um exemplo deste tipo de titulação é a titulação de uma soluçãode HCl com NaOH:
HCl(aq) → Cl-(aq) + H3O+(aq) (ionização do ácido)
NaOH(aq) → Na+(aq) + OH-(aq) (dissociação da base)
OH-(aq) + H3O+(aq) ↔ 2H2O(l) (a reação de neutralização que ocorre na titulação)
O Na+ e Cl- resultante da reação entre o ácido forte HCl (ácido clorídrico) e a base forte (hidróxido de sódio) são considerados íons neutros em solução, pois não sofrem hidrólise ácida ou básica....
tracking img