1. INTRODUÇÃO
O termo titulação refere-se à análise química quantitativa (consiste em quantificar os constituintes, previamente identificados) feita pela determinação do volume de uma solução, cujaconcentração é conhecida com exatidão, necessário para reagir quantitativamente com um volume determinado da solução que contem a substância a ser analisada.
A solução cuja concentração é conhecidacom exatidão é chamada de solução padrão ou solução padronizada. A preparação de uma solução padrão requer, direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composiçãoperfeitamente definida. Os reagentes com semelhantes características são denominados, comumente, padrões primários. São os seguintes os requisitos principais exigidos de um padrão primário:
-A substância deveser de fácil obtenção, purificação, dessecação e conservação;
-Não pode ser volátil;
-As impurezas devem ser facilmente identificáveis com ensaios qualitativos de sensibilidade conhecida;
-Asubstância não deve ser higroscópica (absorver umidade do ambiente) ou eflorescente;
-Deve ser bastante solúvel;
O número de padrões primários é relativamente limitado. São exemplos: carbonato de cálcio,tetraborato de sódio, ácido benzóico, cloreto de sódio (após dessecação a peso constante), nitrato de prata, tiocianato de potássio, ácido oxálico, oxalato de sódio e dicromato de potássio.
Quando oreagente com que se tem de preparar a solução é um padrão primário, recorre-se a técnica direta que consiste na pesagem, em balança analítica, da massa que se requer da substância, dissolução e diluiçãoa um volume conhecido em balão volumétrico aferido. No rótulo deverá constar a espécie química, seu título, a data de preparação e seu preparador, conforme modelo.
O término da titulação é percebidopor alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador. O ponto em que isto ocorre é o ponto final da titulação.
Padronização... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Relatorio titulação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relatorio-Titula%C3%A7%C3%A3o/164465.html

MLA

"Relatorio titulação" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relatorio-Titula%C3%A7%C3%A3o/164465.html>.

MLA 7

"Relatorio titulação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relatorio-Titula%C3%A7%C3%A3o/164465.html>.

CHICAGO

"Relatorio titulação." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relatorio-Titula%C3%A7%C3%A3o/164465.html.