Relatorio titulação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O termo titulação refere-se à análise química quantitativa (consiste em quantificar os constituintes, previamente identificados) feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão, necessário para reagir quantitativamente com um volume determinado da solução que contem a substância a ser analisada.
A solução cuja concentração é conhecidacom exatidão é chamada de solução padrão ou solução padronizada. A preparação de uma solução padrão requer, direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida. Os reagentes com semelhantes características são denominados, comumente, padrões primários. São os seguintes os requisitos principais exigidos de um padrão primário:
-A substância deveser de fácil obtenção, purificação, dessecação e conservação;
-Não pode ser volátil;
-As impurezas devem ser facilmente identificáveis com ensaios qualitativos de sensibilidade conhecida;
-A substância não deve ser higroscópica (absorver umidade do ambiente) ou eflorescente;
-Deve ser bastante solúvel;
O número de padrões primários é relativamente limitado. São exemplos: carbonato de cálcio,tetraborato de sódio, ácido benzóico, cloreto de sódio (após dessecação a peso constante), nitrato de prata, tiocianato de potássio, ácido oxálico, oxalato de sódio e dicromato de potássio.
Quando o reagente com que se tem de preparar a solução é um padrão primário, recorre-se a técnica direta que consiste na pesagem, em balança analítica, da massa que se requer da substância, dissolução ediluição a um volume conhecido em balão volumétrico aferido. No rótulo deverá constar a espécie química, seu título, a data de preparação e seu preparador, conforme modelo.
O término da titulação é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador. O ponto em que isto ocorre é o ponto final da titulação.Padronização de solução de NaOH 0,1mol/L volumetria de neutralização, baseia-se na reação e combinação de íons hidrogênio e hidróxido com a formação de água e sal(Fitalato de Potássio) . O reagente titulante é sempre uma base forte ou um ácido forte. NaOH (Soda cáustica), o reagente titulante é o hidróxido de sódio, reage de forma exotérmica com a água, é uma base forte e por isso reage com ácidos(orgânicos ou inorgânicos). O padrão primário como, por exemplo, o Biftalato de potássio, composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão. Base forte x Ácido fraco.O término da titulação é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador.O indicador fenolftaleína (indicador de pH)torna-se rósea em soluções básicas. O ponto em que isto ocorre é o ponto final da titulação.
Titulação ácido-base reage um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado.
2.OBJETIVO
Oobjetivo deste experimento é determinar a concentração exata de soluções aquosa diluídas de bases fortes, utilizando-se a titulação.
O objetivo deste experimento é determinar a concentração de acido acético em vinagre, utilizando-se a titulação.
3 MATERIAIS
- Pipeta volumétrica 20ml
- Erlenmeyer 250 mL
- Bureta de 50 mL
- Suporte universal com garras
- Bastão de vidro
- Béquer
- Pisseta
-Balança Semi-Analítica
- Balança Analítica
4. REAGENTES
-Solução de aquosa de hidróxido de sódio NaOH(aq)
-Fenolftaleína a 0,5 % m/v já preparado
-Vinagre

5.PROCEDIMENTOS
5.1 Preparo da solução aquosa de NaOH 0,1 mol/L.
- Calculou-se a massa de hidróxido de sódio a ser diluída para a obtenção da solução de hidróxido de sódio a 0,1 molar para o preparo de 100 mL de solução.
- Pesou-se...
tracking img