Relatorio teste de chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto

Relatório da experiência realizada em laboratório de Química

Teste de Chama

INTRODUÇÃO

Uma das mais importantes propriedades dos elétrons é que suas energias são "quantizadas", isto é, um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido e não um valor qualquer de energia. Se, no entanto um elétron for submetido a umafonte de energia adequada (calor, luz, etc.), pode sofrer uma mudança de energia, passando-se assim de seu estado fundamental para um nível energético mais alto, denomina-se esse processo de excitação. O estado excitado é um estado metal-estável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitação é então emitida na formade radiação. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, sendo assim, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores, possibilitando a identificação da presença de certos elementos quando aquecidos em uma chama.
Devido a cada elemento emitir uma coloração característica, ela pode ser usada como método analítico, ou seja,identificar elementos através da cor emitida. Em geral, os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos são os elementos cujos elétrons exigem menor energia para serem excitados.

OBJETIVOS

● Tal prática teve como objetivo detectar alguns cátions metálicos por meio da coloração produzida quando submetidos ao fogo
● Observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com omodelo atômico de Bohr.
● Verificar a distribuição eletrônica dos elementos e tomar contato com as regiões do espectro eletromagnético.
● Visualizar o Potássio (K) na presença de Sódio (Na) através do vidro de Cobalto (Co)

Materiais

A figura 1 ilustra alguns materiais que foram utilizados em laboratório que estão descritos abaixo:

● fio de cobre
● Bico de bunsen
● tubos de ensaio
●Solução de HCl para limpeza dos fios de cobre
● Vidro de Co

[pic] [pic] [pic]

Fio de cobre Bico de Bunsen Tubo de ensaio

[pic]

Vidro de Cobalto (Co)

Figura 1 – Materiais de laboratório (imagens retiradas da internet)

Reagentes

● Cloreto de cálcio (CaCl2);

● Cloreto de estrôncio (SrCl2)

● Cloreto de bário(BaCl2);

● Cloreto de sódio ( NaCl );

● Cloreto de potássio (KCl);

●Ácido clorídrico concentrado (HCl), (para limpeza do fio de cobre)

Procedimento experimental

Primeiramente acendeu-se a chama do bico de Bunsen e regulou-se a entrada de ar para obter uma chama azulada, ou seja, quando a chama está no ponto mais quente. Em seguida preparou-se os cinco palitos de ¨picolé¨ comfio de cobre preso a cada um deles,que foi utilizado como suporte dos composto até a chama, e para não haver contaminação o mesmo foi mergulhado na solução de acido clorídrico concentrado para limpar e retirar qualquer tipo de resíduo.E para confirmar a limpeza passou-se o fio de cobre varias vezes na chama e conferimos que a chama não emitia nenhuma coloração anormal,sendo assim prosseguimos como experimento.

Inseriu-se o fio de cobre em cada uma das soluções e o conduziu até a chama no bico de Bunsen, e verificamos em uma série de vezes a coloração emitida por cada uma das amostras, e assim enquanto uma parte do grupo realizou o trabalho pratico do experimento a outra parte atenciosamente observou as cores emitidas e anotou.

A figura 2 semelha-se com o quepresenciamos no laboratório, cada chama com uma cor distinta da outra.

Figura 2-Demonstrações de colorações emitidas semelhantes ao do nosso experimento
(imagem retirada da internet)

RESULTADOS

Os procedimentos realizados durante o experimento foram observados e anotados, e através destes dados foi constituída a tabela para melhor visualização dos resultados obtidos.

Tabela...
tracking img