Relatorio termoquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Termoquímica
























1- Titulo: Termoquímica






2- Objetivo: Determinar as mudanças de temperatura que acompanham as reações químicas.



3- Introdução:


A maioria das reações químicas ocorre produzindo variações de energia, que freqüentemente se manifestam na forma de trabalho ou de calor. A energia térmica,relacionada à transferência de calor, de uma substância depende do movimento de seus átomos e suas moléculas. O estudo quantitativo das variações térmicas que acompanham as reações químicas é feito pela termoquímica.
A temperatura é a propriedade da matéria que determina se a energia térmica pode ser transferida de um corpo a outro e qual o sentido dessa transferência. Enquanto, o calor é aenergia transferida de um objeto mais quente para um objeto mais frio.
Quando dois corpos com temperaturas diferentes são postos em contato ocorre uma transferência de calor até que os dois atinjam a mesma temperatura, ou seja, atinjam o equilíbrio térmico.
O calor liberado ou absorvido por um sistema que sofre uma reação química é determinado por aparelhos chamados calorímetros. Umcalorímetro é constituído de um recipiente com paredes adiabáticas provido de um agitador e de um termômetro que mede a variação de temperatura ocorrida durante a reação.


4- Materiais e Métodos:

a) Reagentes Utilizados:
HCl 1,0M/L
NaOH 1,0 mol/L
(aq)
NaOH(aq)
NaOH(s)


b) Equipamentos Utilizados:
BalançaErlenmeyer 50 ml
Erlenmeyer 100 ml
Calorímetro
Termômetro
Proveta 50 ml
Proveta 100 ml
Cronometro
Bico de Bunsen
Tela de amianto e suporte
c) Procedimento Experimental:

1 – Equivalente água do calorímetro.

Com o uso de uma proveta adicione 50 ml de água em temperatura ambiente aocalorímetro e anote a temperatura.
Adicione outros 50 ml de água a um Erlenmeyer de 100 ml e aqueça com o auxilio de um bico de Bunsen (temperatura deve chegar por volta de 40ºC), no próprio erlenmeyer meça a temperatura, e em seguida adicione ao calorímetro.
Anote a temperatura da água depois de misturada no calorímetro.


2 – Calor de Neutralização do HCl(aq) e NaOH(aq).Utilizando uma proveta de 50 ml adicionar HCl 1,0M ao calorímetro e anotar a temperatura em outra proveta de 50 ml adicionar NaOH 1,0 mol/L, adicionar ao calorímetro e anotar a temperatura em intervalos de 30s durante 3 minutos (Tabela 1). Calcule o calor de neutralização por mol de água produzido.


3 – Calor de Neutralização de [pic] e NaOH(aq).

Utilizando uma proveta de 50 ml adicionar1,0mol/L ao calorímetro e anotar a temperatura em outra proveta de 50 ml adicionar NaOH 1,0 mol/L, adicionar ao calorímetro e anotar a temperatura em intervalos de 30s durante 3 minutos (Tabela 2). Calcule o calor de neutralização.


4 – Calor de Dissolução do NaOH(s).

Em um erlenmeyer previamente tarado em balança pese 2,00 g de NaOH(s) e anote sua massa. Com o uso de uma proveta meça50 ml de água destilada e adicione ao calorímetro e anote sua temperatura. Adicione todo o NaOH(s) ao calorímetro e meça sua temperatura a cada 30s durante 4 minutos ( lembre-se: mantenha o calorímetro em agitação para dissolução de todo o NaOH(s) ). (Tabela 3). Calcule o calor de dissolução por grama de NaOH(s) para formar uma solução de NaOH 1,0mol/L.


5 – Calor de reação do HCl(aq) eNaOH(s).

Em um erlenmeyer previamente tarado em balança pese 2,00 g de NaOH(s) e anote sua massa. Com o uso de uma proveta de 100 ml meça 55 ml de HCl 1,0mol/L e complete a proveta com água destilada ate 100ml, adicione ao calorímetro e anote sua temperatura a cada 30s ate total de 3 minutos (Tabela 5). Adicione então o NaOH(s) ao calorímetro e sob agitação constante e anote a temperatura a cada...
tracking img