Relatorio teor de umidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O ensaio para a determinação do teor de umidade tem como finalidade descrever características dos solos, assim foram realizados os testes com amostras que foram retiradas devido àsobservações da NBR 9604 para que as amostras sejam devidamente padronizadas.
Assim utilizamos um laboratório e fizemos as medidas necessárias para a determinação mais próxima possível da exatidão. Com oconhecimento das massas das amostras antes e depois da secagem conseguimos obter o teor de umidade das amostras.
O ensaio de teor de umidade foi feito seguindo a NBR 6457 para que tenha sucesso nasdeterminações.

OBJETIVOS

O relatório tem como objetivo apresentar a elaboração do ensaio que mede o teor de umidade e apresentação dos resultados obtidos. Mesmo que bem objetivo, o trabalho mostrarácomo é recolhido as amostras e medido a quantidade de agua presente na amostra, o que é importante ser observado nos resultados.
Após analises, elaboramos um comparativo entre as três amostrasanalisadas e mostrando a relação já que são retiradas do solo a mesma profundidade.
Iremos mostrar no relatório teórico como é estimado o teor de umidade através da NBR 6457 que é a norma brasileira queregulamenta e padroniza esses tipos de experimentos.

METODOLOGIA E MATERIAIS EMPREGADOS

Para a realização do ensaio de teor de umidade, primeiramente foi recolhido amostras de solo. Onde comutilização de uma enxada, uma picareta, uma pá de concha, um trado manual, foi limpado um quadrado de 16 m² sendo 4m x 4m e isolado com uma fita. No centro deste quadrado foi feito outro quadrado de 1m x1m, e neste foi perfurado 20 cm, após isso entre 20 cm e 40 cm de profundidade foi retirado aproximadamente 40 kg de solo. Todo o processo teve como fundamento teórico a NBR (9604) . Figura 1(legenda)
Posteriormente utilizamos 4 recipientes pequenos de metal, onde pesamos 3 deles, e com o outro enchemos os mesmos. Assim pesamos os três recipientes com as amostras logo após colocamos as na...
tracking img