relatorio teor de alcoll

803 palavras 4 páginas
Faculdade Dom Pedro II
Bacharelado em Farmácia

Farmácia magistral
(Medicamentos homeopáticos )

Salvador 15.05.2013

INTRODUÇÃO

A homeopatia é um tratamento médico que se aplica a toda e qualquer enfermidade. Antes, no entanto, de introduzir-se em sua linha de tratamento, convém inteirar-se de suas características. Conhecendo um pouco dessa especialidade médica, você irá assegurar maior certeza à sua escolha e poderá participar de seu tratamento de uma forma mais ativa.
A característica fundamental dessa medicina, aquilo mesmo que a define, é o emprego de medicamentos segundo o princípio de semelhança, também chamado de Lei de similitude. Isto quer dizer que ela usa para curar uma doença, uma substância capaz de provocar sintomas semelhantes. Esse princípio se opõe exatamente ao utilizado pela escola alopática, que busca uma substância que age de forma contrária à enfermidade. Assim, diante de uma insônia, enquanto o método alopático prescreve uma droga de efeitos soníferos, a homeopatia indicará uma substância que pode produzir a mesma insônia que o paciente sofre. Esta característica é responsável inclusive pela denominação dessa ciência, pois o prefixo “homo” significa semelhante e o radical “patia” quer dizer doença, lembrando ainda que prefixo grego “alo” expressa aquilo que é contrário. Estes dois métodos terapêuticos atravessaram, na verdade, muitos séculos, pois desde a Grécia antiga, a escola de Cos, representada por Hipócrates, já defendia o emprego dos semelhantes, em oposição à escola de Cnido, preconizada pelo médico Galeno, que indicava o uso dos opostos para a cura das enfermidades. A homeopatia nasceu das ideias e das práticas de um médico alemão, chamado Samuel Hahnemann, que viveu entre 1755 e 1843.
No entanto, para que o medicamento não sobreponha seus efeitos aos da própria enfermidade, ele é submetido a uma diluição e agitação, processo chamado dinamização, de forma a ser empregado em doses mínimas e

Relacionados

  • Alcoolismo
    9653 palavras | 39 páginas