Relatorio tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAI – CETIND

TPCS – TECNOLOGIA E PREVENÇÃO DE COMBATE A SINISTROS

SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
CETIND – CENTRO DE TECNOLOGIA INDISTRIAL PEDRO RIBEIRO MARIANI
Lauro de Freitas, 2010

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA: TRANSPETRO

Trabalho como requisito para avaliação
da matéria de TPCS - Tecnologia e Prevenção de Combate a Sinistros do Curso de Segurançado Trabalho do SENAI/CETIND

Orientador: Professor Luis Paulo

Lauro de Freitas, 2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................3
2 SOBRE A VISITA TÉCNICA....................................................................................4
2.1 VCI E EXTINTORES................................................................................................5
3 EQUIPAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIO....................................................6
4 CONCLUSÃO..............................................................................................................7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................8

1 INTRODUÇÃO

ATranspetro é a principal empresa de logística e transporte de combustíveis do Brasil, ela atende as atividades de transportes e armazenamento de petróleo e derivados, como álcool, biocombustiveis e gás natural. A Transpetro e responsável por mais de 12 mil km de dutos entre oleodutos e gasodutos que interligam todas as regiões brasileiras e abastecem os mais remotos pontos do pais.
Nessa VisitaTécnica concedida pelo SENAI/CETIND, com orientação do professor Luis Paulo, podemos conhecer um pouco da empresa a sua política de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde, e especificamente o Programa de Prevenção de Combate a Sinistros.
Foram simuladas situações onde podemos manipular extintores para extinguir combustíveis de diferentes classes, conhecemos também veículos de combate a incêndio eEPI (equipamento se segurança individual) adequado para uma simulação de combate a incêndio.

3

2 SOBRE A VISITA TÉCNICA

Os alunos chegaram a empresa Transpetro e foram recepcionados pelo professor Luis Paulo que os orientou a seguir a sala de vídeo onde seriam exibidos vídeos referentes a empresa e seu sistema de combate a incêndio (Plano de emergência) e uma pequena palestra ministradapelo Supervisor de SMS Walter Fonseca.
Em primeiro momento deu inicio a palestra, onde Walter falou sobre seu ponto de vista a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho, ele relata a importância da consciência de defender a vida dos trabalhadores, para ele um bom TST é aquele que estuda a legislação e também sabe a responsabilidade que tem nas mãos que é a vida de cada trabalhador, do dever ecompromisso de que todos voltem para suas casas com sua integridade física preserva. Outro ponto citado por Walter é a relação do TST como os funcionários, estes que, estarão sempre cobrando dos TST, para isso e precisa uma postura segura para o técnico, tendo que impor regras e ao mesmo tempo ganhar respeito e carinho dos funcionários mantendo assim um equilíbrio na relação.
Após a palestra, oprofessor Luis Paulo iniciou a exibição do vídeo sobre a empresa Transpetro, com o término do vídeo, o professor iniciou os slides nesse momento foi possível conhecer mais sobre o trabalho da empresa, seu funcionamento sua política de Segurança, especialmente no combate a sinistros, pois paralelo à exibição do slide o professor contribuirá com seu conhecimento sobre o assunto.
Um dos pontosimportantes a serem ressaltados estão o sistema de abastecimento de água da Transpetro, com uma localização estratégica, pois a sua volta está localizado o mar e com a água salgada que é captada através de tubulações que bombeiam para ocasiões necessárias, Existem lá três bombas, sendo que duas são a diesel e uma elétrica, nas tubulações um revestimento com matérias não oxidantes, como cimento,...
tracking img