Relatorio tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMUNIZAÇÃO É DEFINIDA COMO A AQUISIÇÃO DE PROTEÇÃO IMUNOLÓGICA CONTRA UMA DOENÇA INFECCIOSA.

Imunização ativa x passiva
A imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune da criança, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T). Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por todauma vida.Os dois meios de se adquirir imunidade ativa são contraindo uma doença infecciosa e a vacinação .
HU UH HU UH

A imunização passiva é obtida pela transferência à criança de anticorpos produzidos por um animal ou outro homem. Esse tipo de imunidade produz uma rápida e eficiente proteção, que, contudo, é temporária, durando em média poucas semanas ou meses. A imunidade passiva natural é otipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto através da placenta. Essa transferência de anticorpos ocorre nos últimos 2 meses de gestação, de modo a conferir uma boa imunidade à criança durante seu primeiro ano de vida. A imunidade passiva artificial pode ser adquirida sob três formas principais: a imunoglobulina humana combinada , aimunoglobulina humana hiperimune e o soro heterólogo . A transfusão de sangue é uma outra forma de se adquirir imunidade passiva, já que, virtualmente, todos os tipos de produtos sanguíneos (i.e. sangue total, plasma, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, etc) contêm anticorpos.
HU UH HU UH HU UH

Classificação das vacinas
1- Vacinas vivas atenuadas Compostas de microrganismos vivosatenuados em laboratório, que devem ser capazes de multiplicarem-se no organismo hospedeiro para que possa ocorrer a estimulação de uma resposta imune. Essa resposta imune ao microrganismo atenuado é idêntica a produzida pela infecção natural, pois o sistema imune é incapaz de diferenciar entre uma infecção pelo microrganismo vacinal e o microrganismo selvagem. A multiplicação do microrganismovacinal não costuma ser capaz de causar doença. Exemplos de vacinas vivas atenuadas: Sarampo , caxumba , rubéola , pólioSabin , febre amarela, varicela, BCG .
HU UH HU UH HU UH HU UH HU UH HU UH

2- Vacinas inativadas Compostas de microrganismos inativados, o que significa que estes não mais se encontram vivos, logo incapazes de multiplicarem-se. A resposta imune à vacina inativada é principalmentehumoral , com pouca ou nenhuma imunidade celular. Exemplos de vacinas inativadas: DPT
HU UH HU UH

(tríplice),hepatite A, hepatite B , raiva , pólio- Salk , pneumococo, meningococo, influenza , haemophilus do tipo-b, febre tifóide, cólera.
HU UH HU UH HU UH HU UH

Número de doses de uma vacina
As vacinas vivas atenuadas geralmente produzem imunidade prolongada com uma única dose; exceçãoà vacina oral da poliomielite .As vacinas inativadas requerem múltiplas doses para produzir imunidade e, eventualmente, necessitam de uma dose de reforço para a manutenção da imunidade.
HU UH

Intervalo entre doses de uma mesma vacina
Não existe um intervalo máximo entre as doses de uma mesma vacina. Assim sendo, apesar de cada vacina possuir seu próprio intervalo de tempo recomendável entre asdoses, no caso desse intervalo ter sido ultrapassado, não existe a indicação de se reiniciar nova vacinação e deve-se administrar as doses subseqüentes da vacina. Por outro lado, a não obediência do intervalo mínimo permitido entre as doses pode implicar em redução da eficácia da vacina.

Aplicação simultânea e não simultânea de diferentes vacinas
Não existe contra-indicação a administraçãosimultânea de quaisquer vacinas. A única exceção a essa regra fica por conta da administração simultânea das vacinas da febre amarela e cólera , que devem ser separadas por um período mínimo de 3 semanas.
HU UH HU UH

A administração não-simultânea de diferentes vacinas deve seguir os seguintes intervalos entre elas:
• • •

Duas vacinas vivas atenuadas- Esperar 4 semanas Febre amarela e...
tracking img