Relatorio técn

Páginas: 9 (2168 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
SUMÁRIO

ATIVIDADES DO ALUNO NO AMRJ 3

1. INTRODUÇÃO 3

2. ESTÁGIO NO AMRJ 4

2.1 ─ Quanto ao Trabalho em si 4

2.2 ─ Quanto à adaptação 5

2.3 ─ Quanto às atividades gerais 6

3. CONCLUSÃO 7

3.1 ─ Comparações CEFET/RJ x ESTÁGIO 7

3.2 ─ Conhecimentos Teóricos aliados à Prática 7

3.3 ─ Disciplinas do CEFET/RJ a serem aprimoradas 7

3.4 ─Considerações Finais 7

ATIVIDADES DO ALUNO NO AMRJ

1. INTRODUÇÃO

Este relatório objetiva a descrição das atividades de estágio exercidas pelo aluno Alex Medeiros da Paz no Arsenal de Marinha, que serviram para enriquecer a prática e a teoria do referido aluno na área tecnológica da Eletrônica, em complemento aos pontos estudados e práticas laboratoriais realizadas no Centro Federal deEducação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. O aluno foi admitido como estagiário mediante concurso gratuito aberto a estudantes de nível técnico de diversas especialidades, que visava a qualificar os futuros estagiários para o desempenho de tarefas ligadas às suas especialidades técnicas. Neste caso específico, capacitar o estagiário a realizar reparos em equipamentos eletrônicos comumente utilizadosem laboratórios e oficinas de Eletrônica, como multímetros, osciloscópios, analisadores de espectro e geradores de formas de onda.
O Arsenal de Marinha é um grande complexo naval-militar que engloba inúmeros centros, pelos quais são divididas as atribuições de acordo com os profissionais que possuem e suas especializações. O estagiário foi alocado para o Centro de Eletrônica da Marinha(CETM), mais especificamente para a Divisão de Instrumentos de Medidas. É importante acrescentar que cada estagiário do CETM escolheu em que divisão gostaria de estagiar, sendo a escolha de cada um atendida à exceção dos casos em que as escolhas foram iguais. A Divisão de Instrumentos de Medidas é composta pelo Setor de Ajuste e Calibração e Setor de Reparos, tendo o estagiário permanecido neste último,atuando tanto no auxílio e observação de outros técnicos em serviço como realizando reparos, com a devida supervisão.

2. ESTÁGIO NO AMRJ

2.1 ─ Quanto ao Trabalho em si
No primeiro dia, todo o grupo de estagiários foi reunido para assistir a uma palestra sobre segurança do trabalho. Os palestrantes comentaram sobre diversas situações usualmente enfrentadas por estagiários, apresentandoprecauções a serem tomadas antes do exercício das atividades. Informaram também sobre a necessidade do porte do crachá quando dentro do Arsenal de Marinha, bem como sobre outras obrigações pertinentes, como relatórios trimestrais listando as atividades diárias a serem preenchidos pelos próprios estagiários, fichas de avaliação bimestrais a serem preenchidas pelos supervisores e fichas defreqüência, todos esses devendo ser aprovados e assinados pelos respectivos supervisores de estágio.
Os dias que seguiram foram de adaptação. Os estagiários foram separados de acordo com suas especialidades técnicas e conduzidos para os centros onde exerceriam as atividades. No CETM, foi preenchido o formulário para a confecção dos crachás de acesso e o grupo foi apresentado aos oficiais superiores.Após visitarem todas as oficinas e laboratórios do centro, sendo que em cada uma delas os responsáveis descreveram as atividades ali realizadas, áreas de atuação e equipamentos utilizados, cada estagiário foi encaminhado a oficina escolhida para início das atividades.
Na Divisão de Instrumentos de Medidas, foram apresentados ao estagiário todos os técnicos de cada um dos setores da divisão, etambém foi mostrada a bancada onde o trabalho seria realizado, com uma breve descrição dos equipamentos. O chefe da divisão explicou a hierarquia do CETM, e informou os horários de almoço e café da manhã do centro, ambos gratuitos. Foi solicitada a leitura de alguns documentos sobre eletrônica, emprestados pela própria divisão, que descreviam objetivamente procedimentos de soldagem e montagem e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecn.
  • des tecn
  • Tecn
  • Tecn
  • tecn de enfermagem
  • tecn de vendas
  • Parque tecn
  • tecn construção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!