relatorio superfice equipotenciais

1083 palavras 5 páginas
RESUMO

Neste trabalho, mostramos conceitos físicos comprovando que a superfície equipotencial é uma superfície em três dimensões sobre o qual o potencial elétrico V permanece constante em todos os seus pontos, e que quando uma carga de teste (q0) se desloca de um ponto ao outro sobre esta superfície, a energia potencial elétrica qV permanece constante.

INTRODUÇÃO

A expressão Superfície Equipotencial é utilizada para designar uma superfície contínua formada por pontos no espaço nos quais o potencial elétrico tem o mesmo valor. Em cada ponto do espaço, o potencial elétrico tem um determinado valor e, no caso do campo elétrico ser diferente de zero, existe uma única superfície equipotencial que passa pelo ponto.
Nos pontos críticos do potencial, o campo elétrico é sempre zero. Estes pontos podem ser máximos, mínimos ou pontos de sela: pontos máximos: o potencial elétrico diminui em todas as direções a partir do ponto, pelo que as linhas de campo saem em todas as direções, existindo uma distribuição de carga positiva na vizinhança do ponto. pontos mínimos: o potencial elétrico aumenta em qualquer direção a partir do ponto, pelo que as linhas de campo apontam na direção do ponto a partir de todas as direções, existindo uma distribuição de carga negativa na sua vizinhança. pontos de cela: são pontos onde o potencial aumenta em algumas direções e diminui em outras; nestes pontos existe um cruzamento de curvas equipotenciais, entrando e saindo linhas de campo elétrico.
Uma carga elétrica, abandonada em um campo elétrico, nunca é deslocada ao longo de uma superfície equipotencial. Porque, quando a carga é deslocada de um ponto A a um ponto B, o trabalho realizado vale:
.

Numa superfície equipotencial resulta, , isto é, não há trabalho sobre a superfície equipotencial.

Propriedades superfícies equipotenciais:

A primeira estabelece que a força elétrica durante o deslocamento de uma carga elétrica puntiforme sobre uma superfície equipotencial é

Relacionados