Relatorio sobre o sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNICE
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA
CURSO DE BACHARELADO EM FARMACIA









NAFTANAEL ALVES RICARTE














RELATOTÓRIO DO SUS










FORTALEZA– CE
2012

NAFTANAEL ALVES RICARTE





RELATOTÓRIO DO SUS







Relatório apresentado à disciplina de Integração Farmacêutica do Curso de Farmácia do Instituto de EnsinoSuperior de Fortaleza como parte dos requisitos necessários para aprovação na disciplina.

















FORTALEZA – CE
2012

SUMÁRIO

1 Introdução .............................................................................................................. 1
2 O que é oSUS.......................................................................................................... 1.1
3 Como funciona o sus................................................................................................... 1.2






















1 Introdução
Muita gente já ouviu falar no SUS, o Sistema Único de Saúde de nosso país. O SUS é um sistema, composto por muitas partes e, por mais diferentes que pareçam, tem uma finalidade comum: cuidar e promover asaúde de toda a população, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros. Varias pessoas acredita que o atendimento do SUS começa somente na “porta do hospital “ mas o SUS vai muito alem disso, ele age tanto diretamente na saudade da população oferecendo o tratamento, como também atua na área preventiva através de programas de controle e conscientização.
1.1 O que é o SUS?
O SUS existe hápouco tempo. Surgiu como resposta à insatisfação e descontentamento existente em relação aos direitos de cidadania, acesso, serviços e forma de organização do sistema de saúde. Nos anos 70 e 80, vários médicos, enfermeiros, donas de casa, trabalhadores de sindicatos, religiosos e funcionários dos postos e secretarias de saúde levaram adiante um movimento, o "movimento sanitário", com o objetivo decriar um novo sistema público para solucionar os inúmeros problemas encontrados no atendimento à saúde da população. O movimento orientava-se pela idéia de que todos têm direito à saúde e que o governo, juntamente com a sociedade, tem o dever de fazer o que for preciso para alcançar este objetivo.

A Constituição Federal de 1988 determinou ser dever do Estado garantir saúde a toda a população. Paratanto, criou o Sistema Único de Saúde. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde, que detalha o funcionamento do Sistema. Portanto, o SUS resultou de um processo de lutas, mobilização, participação e esforços desenvolvidos por um grande número de pessoas.
1.2 Como funciona o SUS?
O SUS é um sistema público, organizado e orientado no sentido do interesse coletivo, e todas aspessoas, independente de raça, crenças, cor, situação de emprego, classe social, local de moradia, a ele têm direito.
As diferentes situações de vida dos vários grupos populacionais geram problemas de saúde específicos, bem como riscos e/ou exposição maior ou menor a determinadas doenças, acidentes e violências. Isto significa, portanto, necessidades diferenciadas, exigindo que as ações da gestãodo sistema e dos serviços de saúde sejam orientadas para atender a essas especificidades. Entretanto, como o SUS oferece o mesmo atendimento a todas as pessoas, algumas não recebem o que necessitam, enquanto outras têm além do satisfatório, o que aumenta as desigualdades. No SUS, situações desiguais devem ser tratadas desigualmente. Baseia-se, portanto, no princípio da eqüidade.
Este é um grandedesafio. Muito tem que ser feito para que todos possam ter saúde. O Governo deve concentrar esforços e investir mais onde há maior carência. O SUS tem o papel de cuidar de todas as necessidades da área da saúde. E cuidar da saúde não é apenas medicar os doentes ou realizar cirurgias, é preciso garantir vacinas à população, dar atenção aos problemas das mulheres, crianças e idosos, combater a...
tracking img