RELATORIO SOBRE A VIAGEM AO PIGO CABUJI

934 palavras 4 páginas
Introdução No decorrer do conteúdo da disciplina de Geologia Aplicada a Engenharia lecionado pelo Prof. Marcelo Tavares aprendemos sobre as características, tipos e origens das rochas, Ex: sedimentares, metamórficas e vulcânicas. Para que nos alunos tivéssemos uma melhor percepção do conteúdo de modo a sabermos na pratica a classificar as rochas, o Prof. Marcelo junto a Universidade Federal Rural do Semi Árido elaborou essa viagem rumo ao Pico Cabuji situado no município de Angicos-RN, a excursão foi dividida em 7 paradas no decorrer da BR-304 sendo que a última era no Pico Cabuji, onde em cada parada identificávamos a rocha existente no local e recebíamos uma breve explicação sobre sua origem e formação, e em alguns casos, como esses tipos e formações rochosas influenciavam a vida e a economia local da região.
1. Primeiro Ponto
O Primeiro ponto de parada foi já próximo a cidade de Mossoró-RN, onde foi identificada uma rocha calcaria, mais conhecida na região como Calcário Jandaira, pelas características do material rochoso se classifica como rocha sedimentar, onde o seu principal meio de formação é no mar, meio-marinho, o que salienta ainda mais que aquela região já foi tomada por aguas marinhas. Através de precipitados de sal, magnésio, calcita e etc. Rochas fundamentais para e Construção Civil. Essa região recebe o aquífero Jandaira, onde suas aguas são de imensa importância para a agricultura local, a água extraída desse aquífero é salgada devido a degradação da rocha calcaria que como já mencionado tem sal na sua composição, esse tipo de rocha calcaria reage com ácido liberando gases.
2. Segundo Ponto
O segundo ponto de parada foi a poucos quilômetros após o primeiro, ainda em município de Mossoró-RN, Região conhecida como Arenito-Assú, onde se acredita ter sido um deserto, também de origem marinha, foi classificado como uma rocha sedimentar, resultado da aglutinação da areia, onde sua composição é predominantemente de quartzo, rocha que apresenta

Relacionados