relatorio sobre quimica analitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
CAMPUS SÃO JOSÉ
CURSO LIC. EM CIÊNCIAS DA NAT HAB EM QUÍMICA






DETERMINAÇÃO DE FERRO (II) EM MEDICAMENTO
POR ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR
NA REGIÃO DO VISÍVEL.DISCENTES: VLADEMIR KRETZER
ISMAEL SIMAS FERNANDES




NOVEMBRO/2013
SÃO JOSÉ-SC
INTRODUÇÃO

Os métodos espectrofotométricos abrangem um grupo de métodos analíticos baseados na espectroscopia atômica e molécula. Aespectrofotometria e os métodos espectrofotométricos se referem a medidas das intensidades de radiação, usando transdutores fotoelétricos ou outros dispositivos eletrônicos, a espectrofotometria baseia-se, portanto, na absorção da radiação nos comprimentos de onda que corresponde a uma gama de comprimentos de onda que vai desde o ultravioleta ao infravermelho no espectro da radiação eletromagnética. Oespectro visível está contido essencialmente na zona entre 400 e 800 nm.
Um espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa solução. Usando um prisma o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda.Pode-se assim fazer passar através da amostra um feixe de luzmonocromática( de um único comprimento de onda, ou quase).O espectrofotômetro nos permite saber qual é a quantidade de luz absorvida a cada comprimento de onda.
A absorção da luz depende de dois princípios, o primeiro é que a absorção será tanto maior quanto mais concentrada for à solução por ela atravessada, e o segundo princípio se baseia no fato de que a absorção da luz é tanto maiorquanto maior for à distância percorrida pelo feixe luminoso através das amostras. Estes princípios são unidos por meio da lei de Beer-Lambert (também conhecida como lei de Beer ou lei de Beer-Lambert-Bouguer, que é uma relação entre a absorção de luz com as propriedades do material transpassado): A=£BC, onde A é absorbância, £ é a absortividade molar em unidades de M-1 cm-1 ou L mol-1, B é ocomprimento do caminho da amostra e C é a concentração do elemento que absorve, na solução.
Para análise de ferro, podem-se utilizar vários métodos, dentre eles o da fenantrolina e o do tiocianato. Quando houver problemas de estabilidade da solução, deve-se utilizar, por exemplo, ácidos fortes, como HCl para suprimir a hidrólise de Fe (III) a Fe (II). Alguns metais como prata, cobre níquel,cobalto, molibdênio, titânio, urânio, mercúrio, zinco, cádmio e bismuto devem ser eliminados, pois podem interferir.




OBJETIVOS
Apresentar a curva de absorção do complexo ferro-fenantrolina e a curva de calibração analítica do ferro.
Calcular a absortividade molar deste complexo de ferro.
Calcular a concentração em mgFe/gcomprimido de ferro na amostra desconhecida;
Calcular esta concentraçãode ferro em % em massa;

MATERIAIS E REAGENTES
Pipetas
Balão volumétrico
Bastão de vidro
Peras
Balança analítica
Espátula de porcelana
Almofariz
Pistilo
250 m L de solução Fe L-1 a partir de Fe (NH4)2(SO4)2.6 H2O contendo ácido sulfúrico 0,01 moL-1.
100 m L de solução de 0,5 mol L-1 tampão acetato p H aproximado de 4,7 (mistura de ácido acético/acetato de sódio);
100 m L de soluçãode ácido ascórbico15% (m/v). 1 g para 100 Ml
Cálculos






PROCEDIMENTOS
(Medicamento na forma de comprimido contendo,segundo o fabricante ,40 mg de Fe por comprimido9 massa aproximada do comprimido 330 mg)
Foram triturados em um almofariz os comprimidos; depois foi pesado em uma balança analítica em um Becker, após foi diluído com ácido sulfúricoe filtrado no papel filtro, para um...