Relatorio sobre magma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MAGMA

O Magma do grego Magma, pasta, é o nome dado a rocha fundida debaixo da superfície da Terra que, quando expelida por um vulcão, dá origem à lava. Ocupa espaços definidos e individualizados, que se denominam câmaras magmáticas, entre 15 e 150 km de profundidade.
O magma é o material de origem de todas as rochas ígneas, sejam elas intrusivas ou extrusivas. Permanece sob altíssimaspressões, podendo atingir as fendas vulcânicas. Quando isto acontece ocorre, o magma escorre na forma de lava fluente e fluxos piro plásticos. Os produtos de uma erupção vulcânica geralmente contém gases dissolvidos que podem, inclusive, ser desconhecidos da ciência até o momento.
● CONSTITUIÇÃO DO MAGMA
O Magma é constituído de soluções complexas que ocorrem no interior da crosta terrestre sob altapressão e em temperatura elevada. Ele contém diversas substâncias geralmente pouco voláteis e com elevados pontos de fusão na maioria das vezes. Predominam os silicatos, seguido dos óxidos, e compostos voláteis, sendo a água o mais importante entre estes. Estas substâncias consolidam-se pelo resfriamento, dando origem as rochas magmáticas. O magma contém ainda gases de diversas naturezas esubstâncias voláteis que escapam sob a forma de vapores, não sendo por isso incorporados as rochas em seu processo de resfriamento e formação.
As percentagens dos compostos pouco voláteis variam dentro dos limites bastante estreitos e não ilimitadamente como muitas vezes se supõe. Entre os componentes mais abundantes, está a sílica (SiO2), encontrada nas quantidades entre 29,7 e 79,2 por cento das rochasígneas, e também a alumina (Al2O3), que pode ser encontrada entre 2,9 e 24,8 por cento das rochas ígneas, onde também são encontrados o óxido de cálcio (CaO), o óxido de magnésio (MgO), os óxidos de ferro II e III (FeO e Fe2O3), o óxido de sódio (Na2O) e o óxido de potássio (K2O) em menores concentrações.
Os elementos voláteis do magma são constituídos predominantemente de água no seu estadodissociado e de quantidades menores de CO2, CO, H2, N2, SO2, S2, SO3, HCl, H2S, entre outros. Portanto, pode-se deduzir que quanto maior for o teor de silicatos, maior será a quantidade de tetraedros isolados, o que dá o magma o caráter de pequena viscosidade. Estes são os chamados magma básicos, que são bem fluidos. Se for considerado o contrário, aumentando o teor de sílica, aumenta também apolimerização dos tetraedros de sílica (SiO4), fato que determina o aumento da viscosidade, são os chamados magma ácidos.
Osa pontos de fusão dos minerais não podem ser utilizados como termômetros geológicos do magma. O ponto de fusão do sistema em conjunto é sempre muito inferior ao dos componentes não voláteis isolados. Por exemplo, o Quartzo funde-se a uma temperatura ao redor de 1700ºC e a maioria dossilicatos constituintes das rochas entre 1.100ºC e 1.600ºC, porém suas misturas fundem-se ao redor de 1.000ºC, e na presença da água a temperaturas ainda mais baixas. Por este motivo a temperatura de solidificação do magma, de um modo geral, é muito inferior á temperatura de solidificação dos respectivos minerais que entram na sua composição. Ao iniciar o processo de solidificação do magma, oselementos voláteis não interferem, estejam eles presentes ou não, contudo, nos estágios superiores, sobretudo nos finais, ocasião em que se dá a concentração dos voláteis, verifica-se a acentuação da interferência destes, não só nas propriedades gerais do sistema como na associação mineralógica resultante.

● TEMPERATURA E VISCOSIDADE DO MAGMA
É possível determinar diretamente a temperatura domagma quando este ainda se encontra nos vulcões ativos. Admite-se que a temperatura do magma nas grandes profundidades da crosta é mais baixa, oscilando ente 800 a 900ºC, devido à ocorrência de diversos minerais que se formam a temperaturas conhecidas, segundo dados experimentais de laboratório.
A viscosidade do magma depende essencialmente de sua temperatura e de sua composição química. O...
tracking img