Relatorio sobre equilíbrio quimico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5. EQUILÍBRIO QUÍMICO

Introdução

Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Foi estudado pela primeira vez pelo químico francês Claude Louis Berthollet em seu livro Essai de statique chimique de 1803.
Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentesse transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. Contudo, em certas reações, como a de combustão, virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que certa quantidade de produto(s) éformada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuem o nome de reversíveis.
O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis. Quando um sistema atinge equilíbrio, ele tende apermanecer nesse estado desde que não ocorra nenhuma perturbação externa. Le Chatelier quando estudou os sistemas em equilíbrio e o que poderia afetá-los, chegou aseguinte conclusão experimental: Quando se provoca uma perturbação sobre o sistema em equilíbrio, ele tende a se deslocar no sentido de fuga frente a ação aplicada (tende a anular a ação aplicada), tentando se ajustar a uma nova situação de equilíbrio, este é o Princípio de fuga ante uma ação. Fatores que influenciam no descolamento de equilíbrio: variação de pressão, temperatura e concentração.Uma observação importante é que um catalisador não desloca o equilíbrio.

Objetivos

Associar o conceito de reversibilidade de uma reação a algo perceptível visualmente. Isto será realizado deslocando-se o sistema em equilíbrio, no qual participam substancias de coloração característica.

Materiais e Métodos

1) Materiais e reagente utilizados:
* Tubos de ensaio;
* Proveta de 50mL;
* Pipeta volumétrica;
* Cloreto de ferro III 0,05 mol/L;
* NH4SCN;
* NH4Cl;
* Água destilada;
* Dicromato de potássio;
* Hidróxido de sódio a 5%;
* Acido clorídrico a 5%;

2) Procedimento experimental:

Primeira parte:

Primeiramente, numerou-se 4 tubos de ensaio.
Em uma proveta, colocou-se 1 mL de solução de FeCl3 0,05 mol/L, 1,0 mL de solução deNH4SCN e 38,0 mL de água destilada. Em seguida, a solução foi agitada e observou-se.
Em seguida, cada tubo recebeu 10,0 mL da solução formada.
No tubo 1 foram adicionados 2,0 mL de solução de FeCl3 0,05 mol/L. Em seguida, o mesmo foi agitado e observou-se.
Ao tubo 2, acrescentou-se uma pequena quantidade de NH4SCN sólido e agitou-se. Observou-se;
Ao tubo 3, foi acrescentada pequena quantidadede NH4Cl sólido e a solução foi agitada. Em seguida, observou-se;

Segunda parte:

Os tubos foram lavados e a numeração foi mantida.
No tubos 1 e 2 foram adicionados solução de K2CrO4 até 1/3 do volume; aos tubos de 3 e 4 foi adicionada a mesma quantidade de K2Cr2O7.
Ao tubo 1, colocou-se cerca de 3 mL de HCl a 5%, agitou-se e comparou com a solução do tubo 2.
Ao tubo 3, colocou-se cercade 3 mL de NaOH a 5%, agitou-se e comparou com a solução do tubo 4.
Observação: No experimento real foram utilizados 20,0 mL da solução formada inicialmente e, consequentemente, cada tubo de ensaio recebeu 5,0 mL da mesma. Mas por praticidade e melhor entendimento, as medidas teóricas prevaleceram.

Resultados e discussões

Quando foram adicionados FeCl3 e NH4SCN na proveta, inicialmente,observou-se que a coloração ficou com coloração marrom;
O tubo 4 foi usado, basicamente, para comparações com os outros tubos, por isso nada além da solução inicial nele foi adicionado.
No tubo 1, com a adição de FeCl3, a solução teve a coloração mais avermelhada;
No tubo 2, com a adição de NH4SCN sólido, a solução ficou com coloração semelhante a vinho (mais avermelhada que a do tubo 1).
No...
tracking img