Relatorio sobre corregos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Apesar da importância para saúde, o saneamento básico no Brasil está longe de ser adequado. Mais da metade dos domicílios brasileiros, não possui qualquer ligação com a rede coletorade esgoto. (IBGE – PNSB 2008) e 80% dos resíduos gerados são lançados diretamente nos rios in natura.
São produzidos no Brasil cerca de 8,4 bilhões de litros de esgoto por dia sendo que apenas 36%desse esgoto é tratado, o restante é despejado sem nenhum cuidado no meio ambiente contaminando solos, rios e causando prejuízo a população já que doenças como diarréias, dengue, febre tifóide emalária tem uma relação estreita com o saneamento básico.
Pesquisas revelam que em um período de cinco anos o atendimento para questões de saneamento nas cidades avaliadas melhorou menos que 15% mostrandoum certo descaso para uma questão que afeta diretamente a qualidade de vida da população urbana.
A situação no município de Cuiabá não diverge do quadro nacional na questão do saneamento.
Segundolevantamento técnico da SEMADES (Secretaria de meio ambiente e desenvolvimento) constam na bacia hidrográfica de Cuiabá 31 córregos que em sua maioria necessitam de recuperação devido o nível dedegradação.
A degradação desses canais é um resultado conjunto entre a má gestão por parte de representantes políticos; problemas de infra-estrutura relacionado ao crescimento desordenado e também umproblema social ligado diretamente a famílias de baixa renda.
Córrego é uma denominação dada a um corpo de água corrente de pequeno porte. Rotineiramente, é utilizado para se referir a algo de menortamanho que um riacho.
São muito importantes, pois representam basicamente o início de um rio e, portanto, fundamentais para o fluxo de água dentro de uma ou mais bacias hidrográficas, pois captam edrenam a água das chuvas e, principalmente, das nascentes. Por isso, são vitais para a formação dos rios e de seus afluentes.
Uma vez ocupadas, as margens de córregos podem ser grandes produtoras...
tracking img