Relatorio sobre cirurgia bariatrica

Relatório sobre a palestra: Cirurgia bariátrica.

A palestra abordou o tema, trazendo uma analise do ponto de vista do cirurgiao, e a necessidade de um acompanhamento psicologico e nutricional,antes durante e apos a cirurgia em si.

A cirurgia bariátrica é realizada para reduzir o tamanho do estômago. A prática da cirurgia bariátrica é aconselhada para pacientes que possuam IMC igual ousuperior a 40 (obesidade mórbida). Entretanto, para a realização do ato cirúrgico, o paciente preciso do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, como de um cirurgião habilitado, um nutricionista,um psiquiatra ou psicólogo, um endocrinologista, entre outros. Para se chegar ao ato cirúrgico é necessário um acompanhamento de pelo menos dois anos com o endocrinologista. Ao decidir em fazer acirurgia bariátrica é entender que será necessaria uma mudança no estilo de vida, pois terá que ter acompanhamento médico e tomar medicamentos pelo resto da vida.

O nutricionista tem papelimportantíssimo no sucesso de um paciente que tem o perfil necessário para a cirurgia bariátrica, pois o direcionamento nutricional tem grande importância na adequação alimentar com a intenção de trazer qualidadeaos alimentos ingeridos por este paciente, pode ajudar tanto num emagrecimento inicial anterior a cirurgia, na utilização de nutrientes que previnem deficiência alimentar quanto no pós operatório,fazendo um acompanhamento da alimentação especifica para uma recuperação satisfatória. O acompanhamento nutricional, trás a idéia principal no sentido de ”alimentar-se“ deixando o conceito de “comer”de lado, introduzindo ao poucos os alimentos, visando uma alimentação voltada a qualidade e pouca quantidade. A dieta pastosa é indicada por mais 15 até 30 dias. É importante que a mastigação sejalenta e cuidadosa, que os líquidos sejam ofertados longe dos horários das refeições e que sejam escolhidos alimentos nutritivos, ricos em cálcio, proteínas, ferro, ácido fólico e vitaminas. Erros...
tracking img