Relatorio ri

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante a aula foram apresentados os diferentes prismas pelos quais podem ser vistas as relações internacionais, foram apresentados os principais conceitos, teorias, autores e suas obras.
Existemtrês teorias das relações internacionais, vale resaltar que todas foram apenas aplicadas a elas e não criadas com esse proposito: o realismo, o liberalismo e o marxismo; cada uma com suas subdivisões,como o idealismo liberal ou o construtivismo realista.
O realismo é até hoje a teoria dominante no compo das relações internacionais. Maquiavel, autor realista, em O príncipe e A arte da guerraavalia que no campo da política o homem nao deve se orientar por valores como a moral, mas pelos resultados obtidos pelas suas ações.
Outro grande autor realista é Hobbes, para ele todos os homensnascem iguais com direitos e capacidades iguais, com o objetivo de sobreviver. Sem um Estado para regulamentar as interassões entre os homens, estes viveriam em um estado de competição constante, oque elechama de Estado de Natureza. Buscando segurança e sobrevivencia, os homens fazem um pacto social que cria o Estado, que é soberano sobre uma determinada região e sobre a população.
Estes Estadossoberanos formam o sistema internacional e existem num estado similar ao Estado de Natureza, onde não existe nenhuma entidade soberana sobre os Estados e eles similares, porem uns mais fortes que outros,devem fazer o necessário para sobreviver e aumentar a sua autonomia, se utilizando tanto da guerra quanto da diplomacia, ambos inevitaveis pelo estado anarquico do cenario internacional.
Osliberalistas, ao contrario dos realistas acreditam que a natureza humana é boa, os homens são cooperativos e pacíficos. Acreditam que a cooperação entre os Estados pode e deve existir, saindo da desordem queserá controlada por leis e mecanismos internacionais.
Kant em A paz perpétua trata de temas como: a importância da lei e da universalização de principios para um sistema internacional pacífico, alem...
tracking img