Relatorio - reprodução assexuada

Páginas: 9 (2184 palavras) Publicado: 3 de junho de 2011
Biologia
Biologia

Reprodução assexuada – Fragmentação nas Planárias, Gemulação nas leveduras e Esporulação no bolor do pão
Reprodução assexuada – Fragmentação nas Planárias, Gemulação nas leveduras e Esporulação no bolor do pão

Índice
Objectivos 3
Introdução 4
Discussão de resultados 9
Conclusão 10
Bibliografia 11

Objectivos

Esta actividade tem como objectivos:

*Melhorar o manuseamento de material de laboratório;
* Conhecer e observar o processo de reprodução;
* Retirar as respectivas conclusões;
* Observar ao vivo formas de reprodução assexuada que os seres mais simples dispõem para se multiplicar/reproduzir;

Introdução

Com este trabalho pretendemos observar através do M.O.C. (microscópio óptico composto) três processos de reproduçãoassexuada, a esporulação no bolor do pão, a gemulação nas leveduras e a fragmentação nas planárias, com o objectivo a compará-los e a compreender a sua forma de reproduzir.
Entende-se por reprodução, um conjunto de processos através dos quais um ser vivo origina um ou mais seres semelhantes entre si, ou seja, gera descendência. Na reprodução destacam-se dois tipos: reprodução sexuada e reproduçãoassexuada. As principais diferenças entre estes tipos de reprodução são:
* Na reprodução sexuada é necessária a intervenção de dois indivíduos (ou apenas dois organismos) de sexos diferentes onde ocorra a união dos seus gâmetas. Neste processo origina-se um ser com variabilidade genética, pois através dos processos de meiose e fecundação forma-se novos seres e com um código genético semprediferente, com isto torna a espécie mais apta a sobreviver a situações de alterações ambientais. No entanto há uma perca maior de energia em relação á reprodução assexuada, e também a necessidade de dois exemplares da mesma espécie e de sexos opostos.

* Na reprodução assexuada é necessária a intervenção de um só indivíduo, sem ocorrer fecundação de gâmetas. Os seres são geneticamente iguais aoprogenitor e denominam-se clones. Por este motivo, este tipo de reprodução não contribui par a variabilidade genética dos seres, porém assegura o seu rápido crescimento e colonização de ambientes favoráveis. Mas face a alterações ambientais poderão se extinguir, uma vez que, a sua variabilidade genética é muto reduzida e não permite á adaptação ao sistema.

A reprodução assexuada é um processomuito comum na Natureza, que envolve um só progenitor, não havendo intervenção de gâmetas. A fecundação e a meiose estão, portanto, ausentes na reprodução assexuada, pelo que o número de indivíduos aumenta muito rapidamente por mitoses sucessivas, sendo os novos indivíduos geneticamente idênticos ao progenitor. Este tipo de reprodução ocorre nos seres procariontes, na maioria dos seres vivosunicelulares eucariontes e em alguns organismos multicelulares, como as plantas.
Na maioria dos seres unicelulares, tanto eucariontes como procariontes, o processo fundamental de reprodução assexuada é a bipartição, sendo a gemulação o processo fundamental nos celenterados e leveduras. Nas plantas, o método principal de reprodução assexuada é a multiplicação vegetativa por bolbos, rizomas etubérculos, e a formação de esporos sexuais.
Os nossos objectos de estudo foram as planárias, as leveduras e o bolor do pão.
A planária faz parte de um grupo de platelmintos chamado turbelários. Tem o corpo achatado, semelhante a uma folha alongada. Podemos encontrá-la vivendo em córregos, lagos e lugares húmidos. Alimenta-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, mas muitasvezes na abstinência de alimento são capazes de utilizar órgãos ou tecidos do corpo como alimento, com isto diminuem significativamente o seu tamanho. A planária adulta é hermafrodita, isto é, apresenta tanto o sistema reprodutor masculino quanto o feminino. Quando duas planárias estão sexualmente maduras e se encontram, elas copulam. Após a troca de espermatozóides, os animais se separam e os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reprodução assexuada
  • Reprodução assexuada
  • Processos de reprodução assexuada
  • Reprodução assexuada
  • Reprodução assexuada
  • reprodução assexuada
  • Reprodução assexuada
  • Reprodução Assexuada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!