Relatorio reologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Reologia

Amanda Yoshie Takikawa; Laís Machado; Maria Isabela Ono; Thaís Cavalcante & Valéria Rampazzo

Fenômenos de Transporte /Engenharia de AlimentosUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
Prof. Dr. Charles Windson Isidoro Haminiuk


Resumo - Este texto apresenta o modelopara entrega de relatório das atividades extra. Este exemplo mostra a configuração básica do texto, bem como os detalhes sobre a publicação de figuras, tabelas, equações e referências.Introdução

A reologia criada e 1928 por E. C. Bingham é a ciência que estuda o escamento e a deformação dos materiais. As determinações reológicas permitem, assim, obter informações sobre a forma comoum determinado material reage quando sujeito a uma solicitação de caráter mecânico, que é, no fundo, a expressão da sua estrutura que resulta, por sua vez, na sua composição química, das diferentesiterações entre seus vários componentes e do processamento a que foi sujeito ( CASTRO, 2003). LIVRO: a química e a reologia no processamento dos alimentos.
O comportamento reológico dos materiaisé muito variado e complexo. Para além da sua natureza, estes podem ter comportamentos diferentes consoante as condições a que se encontram, submetidos quer ao nível das tensões e da velocidade deformação em corte quer em função do tempo de solicitação e temperatura (MORAIS, 2001).
A caracterização reológica dos materiais tem, no entanto, subjacente a definição teórica de três estadosestruturais da matéria: sólido linear elástico, fluido perfeito ou material viscoelástico. Estes fluidos podem ser classificados como: newtonianos, não-newtonianos, materiais viscoelásticos, ESSA PARTE EUTENTEI FAZER UMA INTRODUÇÃO PRA EXPLICAR OS FLUIDOS, MAIS ACHO QUE NU FICO TO BOM! SE TIVER MELHOR E OUTRO LIVRO.. ( CASTRO, 2001)
Na indústria alimentar, a reologia pode desempenhar um...
tracking img