Relatorio quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Passamos a Ver o Mundo Através das Lentes da Química


   A Química é uma área da ciência muito importante para a nossa compreensão do mundo. Através dela é possível descobrir como são formados os elementos básicos para a vida e ate como são feitas a maioria dos produtos de consumo que utilizamos. Para melhor entender isto, foi feito um estudo sobre a propriedade dos materiais, suasligações e as interações que ocorrem entre as moléculas.
   Primeiro podemos falar sobre os materiais, as substancias e suas propriedades. Alguns materiais são mais densos que outros, pois apresentam distancias medias diferentes entre suas partículas, que pode variar dependendo do material e seu estado físico. 
   Na mudança de estado físico de certa substancia, a temperatura permanece constante, poisa mesma energia fornecida para o sistema (Agitação das moléculas) é gasta na quebra das ligações entre moléculas. Em relação à temperatura de ebulição, há uma influencia exercida pela pressão atmosférica, que envolve a altitude e a distancia entre moléculas. Quanto maior a altitude (menor pressão atmosférica), menor é a temperatura de ebulição e vice-versa. 
   É possível ver também que assubstancias são solúveis em certos solventes e insolúveis em outros, pois em uma reação, a energia liberada na formação das interações soluto-solvente tem que compensar energeticamente a quebra das interações soluto-soluto. A solubilidade também varia com a temperatura, pois quanto maior a temperatura, maior a movimentação entre partículas e vice-versa. Mais temperatura significa maior solubilidade evice-versa.
   Agora vamos falar sobre as partículas, a evidencia de sua existência e os modelos criados para sua explicação. Uma evidencia de que as partículas são carregadas é da atração por atrito (bastão atrai papel após atrito) e a evidencia dos raios catódicos. Para explicar como funcionavam as partículas, foram criados diversos modelos atômicos. Um dos modelos foi o de Rutherford, que propôsa teoria de que o átomo era constituído por um centro com carga positiva (eletrosfera), cercado por orbitas de cargas negativas. Apesar de sua proposta, houve algumas contradições no modelo de Rutherford. Um deles foi a contradição do posicionamento aleatório dos nêutrons ao redor da eletrosfera que causaria um colapso ao haver o choque entre partículas positivas e negativas. Isto foi consertadopor Bohr ao propor que os elétrons giravam em orbitas definidas a uma distancia pré-estabelecida da eletrosfera.
   A partir do modelo de Bohr é possível explicar os espectros atômicos pela mudança de níveis atômicos. Quando um elétron passa para uma orbita mais externa, chega um ponto em que o elétron volta para a orbita interna, liberando certo espectro de luz.
   Sobre os átomos dos elementose suas energias, podemos dizer o seguinte: Os átomos dos elementos de um mesmo período da tabela periódica possuem seus elétrons mais energéticos, ocupando o mesmo nível de energia. A energia de ionização diminui ao longo de uma coluna e aumenta ao longo de um período. Já o raio atômico dos elementos aumenta ao longo da mesma coluna e diminui ao longo do mesmo período. 
   Agora podemos falardas ligações entre substancias. As ligações covalentes estão ligadas apenas a substancias covalentes, que são extremamente fortes. As substancias moleculares, além de terem ligações covalentes, estão ligados por interações intermoleculares fracas que as tornam mais fáceis de serem quebradas a temperaturas menores que a das substancias covalentes. As substancias covalentes são formadas apenas porligações covalentes que são muito fortes e, portanto, apresentam estrutura bem estável, tornando-se assim insolúveis. 
   No caso da condutividade, é possível dizer que nos sólidos a condutividade elétrica se dá pela movimentação de elétrons livres. Nas soluções liquidas a condutividade se dá por cargas em movimento ordenado. As substancias iônicas apresentam movimento ordenado de cargas (íons)...
tracking img