Relatorio quimica reaçoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Relatório de Química I

1º Semestre, ano lectivo de 2010/2011

Reacção Oscilante____________________________________________________________

_________

Trabalho Elaborado por:

Joice Cristina Santos
Luísa Inês Roque

Números:

21000503
21002458

Curso:

Engenharia Biotecnológica
ÍndiceGeraL:

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJECTIVOS…………………………………………………………………………….3

3. MATERIAIS UTILIZADOS…………………………………………………………….. 4

4. REAGENTES 4

5. PROCEDIMENTO 4

6. SEGURANÇA 6

7.RESULTADOS EXPRIMENTAIS 7/8

1. - introdução
O conceito básico de reacção química diz-nos que esta consiste em uma série de substâncias químicas chamadas reagentes, que postas em contacto, reagementre si dando lugar aos produtos. Esperando um tempo necessário, entre reagentes e produtos alcança-se um equilíbrio, onde a relação de concentrações entre reagentes e produtos permanece constante.Ou seja, em geral só uma certa percentagem de reagentes se converte em produtos, de maneira que no equilíbrio temos uma mistura de reagentes e produtos.
No caso da reacção oscilante,encontramos uma situação fora do equilíbrio, ou seja, antes que passe o tempo necessário para chegar ao equilíbrio, onde a mistura dos reagentes oscila entre, conter praticamente só reagentes e praticamente sóprodutos.
A reacção de Belousov-Zhabotinsky, ou reacção BZ, é uma reacção oscilante que serve como exemplo clássico da teoria do caos, ou de termodinâmica de não equilíbrio.
Nota: Teoria doCaos é a teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. Em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser "instáveis" no que diz respeito à evolução temporal comofunção dos seus parâmetros e variáveis. Isto significa que certos resultados determinados são causados pela acção e a interacção de elementos de forma praticamente aleatória.

2. - objectivos...
tracking img