Relatorio quimica inorgancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................................

2. OBJETIVO................................................................................................................................

3. PARTE EXPERIMENTAL.....................................................................................................

3.1. SOLUÇÕES E REAGENTES ..................................................................................

3.2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ....................................................................

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES ..........................................................................................

5. REFERÊNCIA.........................................................................................................................



















1. INTRODUÇÃO

Complexos ou compostos de coordenação é o nome dado à moléculas ou átomos aniônicos e metais de transição coordenados por um conjunto de ligantes. Esses ligantes se comportam como bases de Lewis, ou seja, possuem pelo menos um par de elétrons livrespara doar ao metal. Os metais de transição, por sua vez, possuem orbitais d disponíveis e tem o papel de receber o par de elétrons do ligante, exercendo a função de ácidos de Lewis.
As cores dos complexos são originadas a partir da energia de transições eletrônicas entre os orbitais d do metal. O comprimento de onda absorvido será menor quando o desdobramento do campo cristalino e a energia detransição forem maiores. O que se enxerga é uma mistura de cores de todos os comprimentos de onda exceto o que foi absorvido, essas cores observadas são chamadas de cores complementares.
Os metais de transição utilizados no experimento foram o cobre (Cu) localizado no grupo 11 e o níquel (Ni) no grupo 10, ambos no 4° período.
O Níquel (+II) tem configuração d⁸ o que favorece uma geometriaoctaédrica regular quando coordenados a ligantes de campo fraco, seis elétrons ocuparão os orbitais t2g e dois elétrons ocuparão o orbital eg, quando coordenado a ligantes de campo forte pode formar complexos quadrado-planares.
O Cobre (+II) tem configuração d⁹ e independente do ligante possui 1 elétron desemparelhado tem preferência pela geometria quadrado planar.
O etilenodiamina é um ligante queocupa mais de uma posição de coordenação, cada molécula de etilenodiamina está ligada ao metal por dois sítios de coordenação, é um ligante bidentado que apresenta campo forte (spin baixo) tem a capacidade de emparelhar os elétrons.
O EDTA é um composto que age como agente quelante atua como ligante hexadentado se liga ao metal por meio de dois átomos de N e quatro átomos de O é um liganteintermediário.
A amina tem característica básica é ocupa uma única posição de coordenação é um ligante intermediário.
O bromo está localizado na família 17 é um ligante de campo fraco e spin alto, e é coordenado ao metal central por uma posição de coordenação.

2. OBJETIVO

- Notar a mudança de cor do complexo sob altas temperaturas;
- Observar a origem das cores dos complexos quando coordenados adiferentes ligantes e






























3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 SOLUÇÕES E REAGENTES
Água destilada
Sulfato de Cobre (CuSO4)
Solução aquosa de nitrato de cobre (II) 0,15 mol/l
Hidróxido de amônio concentrado
Etilenodiamina
Sal de níquel 0,2 mol/l
Solução aquosa de etilenodiamina 0,2 mol/L

3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.2.1 A ORIGEM DACOR EM UM SAL DE COBRE

Primeiramente, com o auxilio de uma espátula foram adicionados 0,5g de sulfato de cobre (CuSO4) em um tubo de ensaio, em seguida foi aquecido utilizando o bico de bünsen e observou-se a mudança de cor.

3.2.2 CLASSIFICAÇÃO DE LIGNTES SEGUNDO A FORÇA DO SEU CAMPO

Adicionou-se 4 ml de uma solução de nitrato de cobre 0,15 mol/L a 4 béqueres pequenos e numerados. No...
tracking img