Relatorio Proteus

Páginas: 11 (2618 palavras) Publicado: 9 de junho de 2015
Curso de Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica
Disciplina: Laboratório de Sistemas Digitais





Classificação: Relatório
Assunto: Circuitos aritméticos
Semestre: 5º semestre
Professor:














Data: 29/04/15



Índice

1. OBJETIVOS: 3
2. INTRODUÇÃO: 3
2.1. INTERFACE GRÁFICA ISIS 3
2.2. INTERFACE GRÁFICA ARES 4
3. CIRCUITOS ARITMÉTICOS 5
3.1. MEIO SOMADOR 5
3.2. SOMADOR 6
3.3. MEIOSUBTRATOR 7
3.4. SUBTRATOR 8
3.5. SOMADORES PARALELOS NA FORMA DE CI’S 9
4. RECURSOS UTILIZADOS 11
5. PROCEDIMENTOS 11
6. ANÁLISE DE RESULTADOS 15
6.1. MEIO SOMADOR 15
6.2. MEIO SUBTRATOR 15
6.3. SOMADOR COMPLETO 15
6.4. SUBTRATOR COMPLETO 16
6.5. SOMADOR COM CI 7483 16
6.6. SOMADOR E SUBTRATOR COM CI 7483 17
7. CONCLUSÃO 18
8. BIBLIOGRAFIA: 19













1. OBJETIVOS:
Este relatório tem comoobjetivo, demonstrar ensaios de circuitos aritméticos realizados pelo software de simulação de circuitos eletroeletrônicos “Proteus”, comprovando a eficácia e o funcionamento destas interfaces de simulação.

2. INTRODUÇÃO:
O software “Proteus” é uma ferramenta que foi criada devido a necessidade de profissionais e estudantes realizarem simulações de circuitos eletroeletrônicos.
Essa ferramenta nospermite a criação de projetos eletroeletrônicos completos, desde esquemáticos, simulações e layout's de circuito impresso. Para isso o “Proteus” nos oferece dois ambientes, O “Isis” e o “Ares”, sendo que no primeiro é possível à criação de esquemas elétricos e eletrônicos e também a realização de simulações dos mesmos e o segundo (Ares) é destinado a criação de Layouts de circuito impresso.

2.1.INTERFACE GRÁFICA ISIS
Como falado anteriormente o ISIS – Intelligent Schematic Input System (Sistema de entrada de esquemático Inteligente) é destinado a criação de esquemáticos e simulações de circuitos, para isso a interface nos oferece um ambiente muito prático e intuitivo como pode ser visto na figura 1.













Figura 1: Interface Básica ISIS

No item 1 é possível encontrar os botõesmais comuns de qualquer programa na plataforma Windows como, novo projeto, abrir projeto, salvar arquivo, imprimir, zoom, diversas opções de configuração gráfica entre outros.
No item 2 se encontram os botões para adicionar os componentes, seleção dos modos de fonte, modos de linha, e outras configurações quanto aos modos do circuito e da simulação.
No item 3 se encontra a folha (sheet) espaçodestinado a montagem dos layouts e simulação dos circuitos.
Figura 2: Interface Biblioteca ISIS

Ao clicar no item (1) podemos acessar a biblioteca de componentes, digitando o componente desejado no campo de pesquisa (2) podemos encontrar o item selecionando sua categoria (3) e subcategoria (4) e finalmente selecionando o componente através do campo (5).










Figura 3: Interface de inserção decomponentes ISIS
Após adicionar o componente na biblioteca (1) podemos adiciona-los selecionando-os e clicando na sheet como mostra os itens 2, 3, e 4. Lembrando que é possível adicionar quantos componentes seja necessário e todos eles ficarão disponíveis no item 1.


















2.2. INTERFACE GRÁFICA ARES
O Ares - Advanced routing and editing software (Roteamento avançado e edição de software)é destinado a criação de layouts para placas de circuito impresso, possuindo interface tão simples e intuitiva quanto a ISIS, sendo que a partir do esquemático criado na ISIS ele gera automaticamente a lista de componentes e também realiza auto roteamento bastando apenas ao usuário ajustar a disposição dos mesmos na placa.













Figura 4: Interface básica Ares
Assim como na ISIS o ambienteAres nos apresenta praticamente as mesmas funções sendo que no item 1 se encontram os mesmos botões comuns citados anteriormente.
No item 2 se encontram botões destinados as configurações da board ou placa, tais como formatos das ilhas, espessura das trilhas e vias entre outras configurações.
No item 3 se encontra a folha onde se pode trabalhar o tamanho da placa, disposição e configuração dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proteus
  • proteus
  • Proteus
  • Proteus
  • Proteus
  • manual proteus
  • Manual proteus
  • Manual do Proteus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!