Relatorio Propriedades termom tricas

1739 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
Fenômenos de Transporte

RELATÓRIO 1:
PROPRIEDADES TERMOMÉTRICAS

Juliana Ramos Teixeira Pinto – 28414
Prof. Dr. Jose Carlos Escobar Palacio

Sumário

INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO 4
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 4
DESENVOLVIMENTO PRÁTICO 6
ANÁLISE DE RESULTADOS 7
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, serão apresentados os principais medidores de acordo com cada método de medição, estes são medidos através de métodos mecânicos, elétricos e por radiação.
Existem diversos aparelhos com diferentes princípios de funcionamento para a medição de temperatura, seja ela de um ambiente, ou de um corpo qualquer. A seguir, serão apresentadas as principais escalas de temperatura e as maneiras de conversão entre elas.
A partir da Figura 1 abaixo, é possível perceber que foram expostas quatro escalas, Celsius, Rankine, Fahrenheit e Kelvin. As escalas foram feitas a partir da temperatura de fusão do gelo e ebulição da água, possuindo valores distintos para cada uma delas.

Figura 1: Escalas de temperatura

Fonte: Medição de Temperatura – UFSC

A definição do zero absoluto para as escalas Fahrenheit e Celsius foi feita pela variação de temperatura destas, com relação à escala Kelvin. Além disso, a partir destas variações, puderam ser feitas relações entre as escalas, que estão expostas a seguir.

No desenvolvimento teórico deste trabalho, serão apresentados alguns tipos de medidores de temperatura e podem ser necessários conhecimentos prévios do que foi exposto nesta introdução.

OBJETIVO

Investigar as propriedades termoelétricas de um dispositivo de resistência de platina, um termopar e um termistor.
Examinar o efeito da temperatura em um dispositivo de líquido em vidro.
Examinar o efeito da temperatura em um termômetro bimetálico.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

A temperatura é uma grandeza física que mede o fluxo de calor, isto é, o calor sai de um corpo de alta temperatura para um corpo de baixa e a parta da termologia

Relacionados