Relatorio portas logicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola De Engenharia de Piracicaba
Engenharia Mecatrônica

Laboratório de Sistemas Digitais
Portas lógicas
Marco A. Bergamaschi

Abril/2012

Objetivos:
- Familiarização com os circuitosdigitais.
- Desenvolvimento de tabela verdade.
- Montagem de circuitos e expressões.

Introdução teórica:
PORTAS BÁSICAS
PORTA NOT (NÃO)
A porta NOT inverte o sinal de entrada (executa a NEGAÇÃOdo sinal de entrada), ou seja, se o sinal de entrada for 0 ela produz uma saída 1, se a entrada for 1 ela produz uma saída 0.
Figura 1:

PORTA AND (E)
A porta AND combina dois ou mais sinais deentrada de forma equivalente a um circuito em série, para produzir um único sinal de saída, ou seja, ela produz uma saída 1, se todos os sinais de entrada forem ; caso qualquer um dos sinais de entradafor 0, a porta AND produzirá um sinal de saída igual a zero.
Figura 2:

PORTA OR (OU)
A porta OR combina dois ou mais sinais de entrada de forma equivalente a um circuito em paralelo, para produzirum único sinal de saída, ou seja, ela produz uma saída 1, se qualquer um dos sinais de entrada for igual a 1; a porta OR produzirá um sinal de saída igual a zero apenas se todos os sinais de entradaforem 0.
Figura 3:

OUTROS CIRCUITOS FUNDAMENTAIS

PORTA NAND (NÃO E)
A porta NAND equivale a uma porta AND seguida por uma porta NOT, isto é, ela produz uma saída que é o inverso da saídaproduzida pela porta AND.
Figura 4:

PORTA NOR (NÃO OU)
A porta NOR equivale a uma porta OR seguida por uma porta NOT, isto é, ela produz uma saída que é o inverso da saída produzida pela porta OR.Figura 5:

Materiais utilizados:
- Fonte DC.
- Jogo de oito chaves.
- CI’s (not, and, or, nor, nand).
Procedimento experimental:
Foram elaborados circuitos lógicos experimentais, inicialmente foiseparado o material e montado de acordo com as expressões lógicas que o professor forneceu. Após isso a partir de um circuito digital foi obtida a expressão binária.
Resultados:
F=(A.B)+(C.D)
A...
tracking img