Relatorio ponto de fusao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Prática 03: Propriedades físicas da matéria:
Ponto de fusão


Maringá – 2011
Introdução
As propriedades físicas de uma substância podem ser observadas e medidas sem alterar a composição desta substância. Elas permitem a identificação e classificação no mundo da matéria. Entre as propriedades físicas deuma substância tem-se a cor, o estado da matéria, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, solubilidade, maleabilidade, entre outros. (Referência 1)
Neste relatório será descrito a observação de uma destas propriedades físicas: o ponto de fusão e o composto escolhido será o m-nitrobenzaldeido. Porém, antes de se elucidar a respeito do composto é necessário falar a respeito da TeoriaCinético-Molecular da Matéria (ela fornece um auxílio no momento em que há necessidade de interpretação das propriedades dos sólidos, líquidos e gases).
De acordo com essa teoria, toda matéria consiste em partículas extremamente pequenas (átomos, moléculas e íons) que estão em movimento constante. Nos sólidos, há um arranjo regular dessas partículas e elas vibram de um lado para o outro em suasposições médias, porém dificilmente uma partícula em um sólido entrará em contato com partículas que não são vizinhas. Entretanto, os átomos dos líquidos e dos gases são arranjados de modo aleatório e sem apresentar o padrão regular dos sólidos. Tanto os líquidos, quanto os gases são fluidos porque as partículas não estão confinadas às suas posições específicas e podem se mover ultrapassando outraspartículas. A Teoria Cinético-Molecular explica que quanto mais alta for a temperatura, mais rápido é o movimento das partículas. Assim, a energia cinética das partículas atua para superar as forças de atração entre elas (forças intermoleculares) fazendo com que ocorra a fusão de um sólido quando a temperatura desse sólido é elevada para ao ponto em as partículas vibrem com rapidez suficiente e se tornemdistantes o bastante de forma a deslocarem umas às outras de suas posições espaçadas de maneira regular. À medida que a temperatura aumenta, as partículas se movem ainda mais rápido, até o momento em que são capazes de escapar das garras de suas camaradas e entram no estado gasoso. (Ref. 1)
O ponto de fusão de um sólido é uma propriedade intensiva, ou seja, não depende da quantidade de matéria.Um sólido cristalino possui geralmente um ponto de fusão definido, e por isso, esta propriedade é bastante utilizada como critério de pureza de uma substância.
O m-nitrobenzaldeido é uma espécie química também conhecida por 3 – nitrobenzaldeido. É um composto orgânico aromático, sendo o principal produto obtido através da mononitração do benzaldeido com o ácido nítrico.
Ao realizar amononitração do benzaldeido com o ácido nítrico, é produzido principalmente o nitrobenzaldeido na forma meta os outros isômeros são produzidos em menor quantidade. A distribuição do produto é de aproximadamente 19 % para o orto – nitrobenzaldeido, 72% para o meta e cerca de 9% de isômeros para.
* Aparência: O m - Nitrobenzaldeido à temperatura ambiente é um sólido granulado de cor amarela.
* FórmulaMolecular: C 7  H 5 O 3 N;
* Ponto de Fusão: 58,5 °C;
* Ponto de Ebulição: 164 ° C a 23 mmHg;
* Solubilidade em água: 16.3mg/mL;
* Perigos: Nocivo por inalação, quando em contato com a pele e quando ingerido.


m-nitrobenzaldeido
(Ref. 2)

Objetivos
O objetivo com a realização dessa atividade prática é medir o ponto de fusão do m-nitrobenzaldeído.
Materiais
*m-nitrobenzaldeído
* Relógio de vidro
* Tubo capilar
* Tubo aberto de 50 cm
* Tubo de Thiele
* Termômetro
* Anel de borracha
* Suporte universal
* Garra metálica
* Bico de Bunsen
* Água
Procedimentos
Primeiramente, pegou-se uma pequena quantidade de m-nitrobenzaldeído e colocou no vidro de relógio. Depois, bicou-se os quatro tubos capilares fechados em...
tracking img