Relatorio pilhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Juliana Luiz
Amanda Cirino

RELATÓRIO – Laboratório de Quimica Básica
Pilhas Eletroquímicas e Medida de potencial de Eletrodo

Curitiba
2012

I - INTRODUÇÃO:
Essa prática tem dois objetivos, primeiro entender a eletroquímica como resultado da tendência das substâncias em receber ou doar elétrons, formando íons e culminando na criação decorrente elétrica, assim como a obtenção do potencial padrão de um eletrodo por meio de um eletrodo referencial.
Eletroquímica é o ramo da química que estuda o uso das reações químicas associadas a eletricidade, as pilhas — reações espontâneas, eletrólise — uso da eletricidade para que ocorra uma reação não espontânea.
A pilha ou célula eletroquímica é composta de dois eletrodos nos quais um éoxidado e cede elétrons (ânodo ou polo negativo), ao passo que o outro se reduz e recebe esses elétrons (cátodo ou polo positivo). Essa reação permite fluxo de corrente elétrica através do circuito. A pilha de Daniell demonstra este fenômeno com eletrodos de cobre e zinco.
É possível medir a diferença de potencial de uma célula com um voltímetro, mas não podemos saber dessa forma quais ospotenciais de redução ou oxidação de cada eletrodo. Portanto foi adotado um estado de referência no qual se convencionou medir o potencial de cada eletrodo em relação ao hidrogênio nas seguintes condições: a uma concentração de 1 mol/L, pressão de 1 atm e temperatura 25 °C.
Como ponto de partida foi atribuído ao eletrodo de hidrogênio potencial padrão zero, tanto para redução como para oxidação. Assimpode ser medido o potencial padrão de outros eletrodos em relação ao de hidrogênio.

II - MATERIAL E MÉTODOS

- 1 Voltímetro - 1 fonte de corrente contínua (MP) - conjunto de “eletrodo de hidrogenio - 1 lâmina de níquel-cromo(MP) - 1 lâmina de zinco - 1 lâmina de chumbo (MP) - 2 lâminas de cobre - 2 béqueres de 100 mL - 1 tubos em “U” |
- algodão (MP.)
- solução de CuSO4 concentrada-solução de CuSO4 diluida - solução de ZnSO4 - solução para ponte salina - solução de H2SO4 (MP) - solução de Pb(NO3)2 (MP) |

III - RESULTADOS E DISCUSSÕES
Experimento 1:
Para fazer o experimento de pilha cobre e zinco, foram utilizado dois béqueres de 100 mL cada, no primeiro, foram colocados aproximadamente 75mL de solução de cobre e uma lamina previamente limpa também de cobre dentro dele. Nosegundo béquer, foi colocado 75 mL de solução de zinco no qual foi introduzida uma lâmina de zinco, formando assim semi-celas ou eletrodos.
No tubo em U, foi adicionada a solução de HCl até completar o volume do tubo e as extremidades foram fechadas com algodão umedecido. Em seguida, a ponte salina foi colocada interligando os eletrodos previamente preparados. O papel da ponte salina nesseexperimento é permitir a migração e a difusão de íons através das semi-celas.
Em seguida, foi feita a leitura da diferença de potencial nos eletrodos ligando o terminal positivo na lâmina de cobre e o terminal negativo na lâmina de zinco. A leitura obtida no voltímetro foi de 1,08 volts.
Semi-reação de redução: Zn(s)  Zn+2 + 2e-  Eº= 0,76V
Semi-reação de oxidação: Cu+2 + 2e-  Cu(s) Eº=0,34
Global: Zn(s) + Cu 2+ Zn 2+ + Cu(s) ΔEº= 1,10V

Experimento 2:
Em um béquer de 100 mL, foi colocado aproximadamente 75 mL de solução de CuSO4 diluído e mergulhada uma lâmina de cobre previamente limpa, com a mesma semi-cela de Cobre do experimento 1, com a ponte salina foi feita a ligação entre as duas soluções . Com auxílio do voltímetro ligado o pólo negativo ligado a lâmina de cobredaa solução de cobre diluída e o pólo positivo ligado ao cobre da solução concentrada. Feito isso, foi possível medir a diferença de potencial, obtendo o valor de 0,07V.

Red: Cu2+ (1mol/L) + 2e  Cu Eº= + 0,34V
Oxi: Cu Cu2+ (10-3mol/L)+ 2e  Eº= - 0,34V
Global: Cu2+ (1mol/L) + Cu Cu + Cu2+ (10-3mol/L) ΔEº= 0,0V

Experimento 3: Demonstrativa
Parte1
Nesse experimento o...
tracking img