Relatorio pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR ll

Acadêmica:

Anápolis/GO
Outubro/2011

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

Relatório necessário para obtenção parcial da Graduação do Curso de Pedagogia EAD da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Profª Regente: Maria Elaine
Profª tutora virtual: AlessandraJansen
Profª tutora presencial: Lenir Lupercino

ANÁPOLIS/GO
OUTUBRO/2011
3.CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE DA INSTITUIÇÃO

3.1 Nome da instituição

Universidade Luterana do Brasil ULBRA

3.2 Nome dos supervisores do estágio

Professor Regente: Maria Elaine
Professor Tutor Virtual: Alessandra Jansen
Professor Tutor Presencial: Lenir Lupercino

3.3 Nome da disciplina deestágio:

Estágio supervisionado dos anos iniciais.

3.4 Nome da disciplina de estágio:

Escola Municipal Dr° Anapolino Silvério de Faria

3.5 Data:

19/09/2011 á 30/09/2011 Anápolis – GO

3.6 Semestre:

2º Semestre

3.7 Ano:

2011
3.8 Histórico da instituição

No Bairro Vivian parque existe três escolas de ensino fundamental, a escola na qualserá realizado o estágio tem o nome de Escola Municipal “Dr. Anapolino Silvério de Faria”. A Escola Municipal “Dr. Anapolino Silvério de Faria”, está localizada no município de Anápolis, mantido pelo Poder Público Municipal, administrado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e tecnologia, e oferece a população local o ensino fundamental. A escola está localizada na Rua Yago RodriguesMoreira área 06 quadra 43 lote 06 no bairro Parque Calixtopolis II e atende alunos dos bairros adjacentes: Calixtópolis, Morumbi, Vivian Parque II e Invasão I e II, Gibram, Reny Cury, Residencial Copa Cabana, Vale das Laranjeiras e Fazendas Vizinhas. A escola hoje trabalha com o Ensino Fundamental de 1° ao 9° Ano nos turnos Matutino, Vespertino e Noturno num total de 1372 alunos.
A comunidadelocal requer muito crescimento em vários aspectos; especificamente no aspecto cultural, sócio – econômico e de organização familiar; o que decorre muito compromisso por parte da escola para interagir – se com esse contexto e executar a sua proposta pedagógica de uma forma coerente. Para melhor atender a comunidade a professora Irene, no decorrer de sua gestão conseguiu algumas melhorias para aescola. Possui retro projetor, TV, DVD, Data show, epíscopo , aparelho de som, máquina fotográfica, bebedouros, mimeógrafos, tela para retro projetor, estante de aço, microfones, forno elétrico, forno industrial, ventiladores para salas de aula, cantina na sala dos professores, armário de aço, amplificador, mesa de som, caixas de som, arquivo de aço, furadeira, fogão, computadores, impressoras, máquinade xerox , circulador de ar, entre outros.

3.9. Estrutura física da instituição

A escola atende as crianças das comunidades do bairro Vivian Parque, Vale das Laranjeiras. Em questões de espaço físico a escola possui 10 salas de aula, 1 biblioteca, 1 sala de informática, 1 sala de AEE, 1 campo de futebol, 1 quadra coberta de futsal e vôlei, 1 cozinha , banheiros para os meninos e meninas epara os funcionários.
3.3 Plano político pedagógico

A escola diante de seus projetos vem mostrando que todas as ações desenvolvidas estão em torno da aprendizagem dos alunos. O foco do trabalho tem sido o aluno em seus aspectos; humano e pedagógico, ou seja, quais cidadãos queremos na sociedade.
Percebe-se que a organização da Escola é hierárquica, porém, em dados momentos é realizadade maneira coletiva. No geral existe um relacionamento muito bom, familiar, existindo raros momentos de contradições de opiniões. O regimento escolar que se utiliza é um documento montado pela Secretaria de Educação que atende a toda rede de ensino do município.
O trabalho escolar hoje seja ele técnico e/ou pedagógico, é difícil, pois se vive a crise da escola. Uma crise profunda estampada nos...
tracking img