Relatorio parcial sobre sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste primeiro relatório parcial, referente a etapa 1 da APS (Atividade Prática Supervisionada), foi abordado os seguintes temas: Sistema nervoso central: conceito, definições, divisões, estruturas e funções; Particularidades da embriologia do Sistema nervoso central; Patologias que acometem o sistema nervoso central; Possibilidades e atuações do profissional da fisioterapia frenteàs patologias associadas aos sistema nervoso central.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Conceito, Divisões, Estruturas e Funções:
O SN (Sistema Nervoso) controla todas as funções do nosso corpo, é ele quem recebe estímulos do meio e é capaz de interpretar e encaminhar respostas adequadas a eles. O SN é dividido em SNC (Sistema Nervoso Central) e SNP (Sistema Nervoso Periférico).
O SNC é constituídopela medula espinal e pelo encéfalo, enquanto o SNP (Sistema Nervoso Periférico) compõe-se dos nervos cranianos e espinais, gânglios e terminações nervosas, ambos ficam no chamado esqueleto axial.
Como já mencionado, a divisão anatômica do SNC inicia-se com a divisão deste em: ENCÉFALO e MEDULA ESPINHAL. O ENCÉFALO subdivide-se em: CÉREBRO, CEREBELO, e TRONCO ENCEFÁLICO. No cérebro temos oDIENCÉFALO e TELENCÉFALO; no tronco encefálico temos o MESENCÉFALO, PONTE e BULBO.

O cérebro responde pelas principais funções nervosas, ele contém centros para a interpretação de estímulos o que gera movimentos musculares, é ele quem determina a inteligência e a personalidade de cada individuo. O telencéfalo é formado por hemisférios cerebrais, divide-se em lobos frontal, temporal, parietal,occipital e mais internamente o lobo da insula. O diencéfalo divide-se em hipotálomo, tálamo, subtálamo e epitálamo. O tálamo é responsável pela retransmissão dos impulsos sensitivos (exceto o olfato); O hipotálamo é responsável pela regulação de atividades viscerais, do sono e da vigília, da resposta sexual e das emoções; O epitálamo controla os ritmos circadianos, popularmente chamados de relógiobiológico, e na regulação do inicio da puberdade; O subtálamo atua na precisão dos movimentos, uma lesão nesta região leva à movimentos involuntários das extremidades.
O Tronco encefálico é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo. O mesencéfalo é responsável pelos reflexos visuais e auditivos, participa também do controle da postura e dos movimentos; A ponte controla o ritmo e força da respiração; Obulbo é o centro autônomo visceral (respiração, ritmo cardíaco e vasoconstrição).
O cerebelo atua na coordenação motora e equilíbrio.
A medula espinal localiza-se no canal vertebral da coluna vertebral, protegida pelas vértebras, além de contar com a proteção dos ligamentos vertebrais, meninges e líquido cerebrospinal. Ela é responsável por levar os impulsos das periferias para o centro e destepara as periferias, também leva as resposta a estímulos motores.

DIVISÃO EMBRIOLÓGICA
O início da formação do sistema nervoso é um espessamento do ectoderma, que fica acima da notocorda, e forma a placa neural. O ectoderma é folha embrionária mais externa e é dela que se origina o sistema nervoso.
A placa neural cresce, torna-se mais espessa e forma um sulco, que se aprofunda formando umaforma de goteira; os lábios desta goteira se encontram e fecham formando um tubo, o tubo neural e onde estes lábios se encontram para formar o tubo, célula desenvolvem-se e formam duas lâminas, chamada crista neural. O tubo neural origina elementos do SNC e a crista do SNP.
O tubo sendo disforme desde o início, forma, na sua parte mais alargada o arquencéfalo, que é o encéfalo primitivo. A partecaudal do tubo formará a medula adulta e permanece com seu calibre uniforme. No arquencéfalo as vesículas denominadas prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo, originarão respectivamente: telencéfalo e diencéfalo; mesencéfalo; metencéfalo e mieloncéfalo, conforme demonstra esquema abaixo.



PATOLOGIAS ASSOCIADAS AO SNC E ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA

Doença de Alzheimer
A DA (Doença de...
tracking img