Relatorio parcial de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório parcial

Nome: Matilde Franco Martins

Introdução.

O Lar Crianças Feliz é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos que atua em caráter preventivo, oferecendo formas alternativas para o resgate de potencialidades interiores e mudanças no padrão moral e social da população atendida. Atendimento e preferencial para área do bairro São José e imediações onde o acesso efácil e sem custos. População alvo são crianças e adolescentes, de ambos os sexos no contra turno com a escola. A instituição atende a 120 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social. São crianças que demandam estímulos e ajuda para superar defasagens não somente nutricionais, mas também afetivas e sócio- culturais e que estejam na faixa etária de seis a dezessete anos e onze meses.O Lar Criança Feliz em suas atividades, visa também estimular o individuo a refletir, e, através de ações possibilitar o seu desenvolvimento pessoal, como ser agente de um processo de rupturas e mudanças de paradigmas dentro do contexto em que esta inserido.

As crianças são encaminhadas pelo conselho tutelar (CT), comunidade, escolas publicas, entidades sociais prestadoras de serviços,conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente (CMDCA) e a justiça da infância e adolescência.

A instituição se localiza na cidade de Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, na Rua Alfredo Lopes 210, jardim Centenário, trabalha atualmente na área social visando dar suporte para crianças em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o Estatuto da criança e do adolescente (ECA)LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

Art. 4° - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público
assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à
alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao
respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único - Agarantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a
proteção à infância e à juventude.

Art. 5° - Nenhumacriança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência,
Discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punidas na forma da lei qualquer
Atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

As crianças e adolescentes que frequentam o Lar Criança Feliz são provenientes de uma região periférica do município de Poços de Caldas sendo assim todas estão expostas avários riscos sociais e negligências devido à baixa renda familiar e famílias desestruturadas.

A instituição Lar Criança Feliz vem como um recurso para garantir o direito e qualidade de vida dessas crianças e adolescentes em situação de risco social.

Desenvolvimento

As estagiárias acompanham a assistente social observando sua atuação, consultando a legislação brasileira para o serviçosocial, participando de visitas domiciliares e entrevistas com a família das crianças e adolescentes usuários da instituição e reuniões de equipe.

Na rotina da instituição são atribuições do assistente social a triagem e acompanhamento do desenvolvimento das atividades previstas dentro da instituição e acompanhamento familiar.

O papel da assistente social no Lar Criança Feliz é muito importante,pois a instituição tem uma necessidade muito grande de acompanhar as famílias, pois são desestruturadas. Sendo fundamental um acompanhamento para garantir qualidade de vida para essas crianças e adolescentes. O objetivo geral do Lar Criança Feliz e proporcionar alternativas que promovam o desenvolvimento biopsicossocial da criança e adolescente atendido. Despertando seu potencial e contribuindo...
tracking img