RELATORIO ORGANIZAÇÃO MECANICISTAS X ORGANIZAÇAO FLEXÍVEIS

3076 palavras 13 páginas
RELATORIO ORGANIZAÇÃO MECANICISTAS X ORGANIZAÇAO FLEXÍVEIS

Introdução
Por meio de uma breve revisão teórica de campo, o presente artigo objetiva um estudo das teorias da administração, tido como organização mecanicista e organização flexível que valorizam a criatividade e conhecimento individuais.
Efetuamos pesquisas bibliográficas, análises críticas de artigos e sites confiáveis da internet indicados nesta ATPS. Como resultado, elaboramos o presente relatório no qual relatamos nossa compreensão da Administração como evento social, tendo surgido para solucionar problemas das organizações inseridas numa sociedade em constante evolução e que exige mudanças continuas na arte de administrar para se adaptar às novas necessidades.

Organizações Mecanicistas x Organizações flexíveis

O pensamento administrativo pode ser conceituado como uns enfoques especificam a um aspecto particular da organização, ou de forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos é formadora de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. As teorias são agrupadas em escolas e essas, como definido por Maximiano, são as mesmas linhas de pensamentos ou conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque. As teorias clássicas da Administração, tidas como mecanicistas e racionalistas, pondo à prática das indústrias criativas, organizações flexíveis que valorizam a criatividade e conhecimento individuais. A abordagem do tema torna-se relevante devido á importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual, exigente de profissionais flexíveis e adaptáveis.
As teorias administrativas procuram privilegiar ou enfatizar uma variável. Segundo Garcia e Bronzo, as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando problemas mais importantes enfrentados na época em quem foram fundamentadas. A primeira Escola foi a Clássica

Relacionados