Relatorio nivel saciação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório Experimental da Prática de Saciação

MÉTODO

Sujeito

O experimento foi realizado com um rato albino da espécie Rattus norvegicus da linhagem Wistar, macho, tinha aproximadamente 4 meses de vida, de alta sensibilidade, pequeno e domesticável, limpo, e fácil de cuidar, proveniente do biotério da FSA, Faculdade Santo Agostinho, privado por 40 hrs, antes de iniciar qualquersessão experimental, o alimento estava sempre disponível na gaiola viveiro.
EQUIPAMENTOS E MATERIAL
Os experimentadores dispuseram de um equipamento composto por uma Caixa de Skinner ou Caixa de Condicionamento Operante, um controlador do bebedouro, contador e cronômentro, e materiais de registro.
AMBIENTE EXPERIMENTAL
. Os experimentos foram realizados no Laboratório dePsicologia Experimental da Faculdade Santo Agostinho, que consiste numa sala mediana, de formato retangular. O ambiente possui duas portas laterais, além de quatro mesas grandes com vários equipamentos disponíveis sobre estas; uma bancada azulejada com uma pia, e bancos para os experimentadores. A iluminação e temperatura são artificiais, sendo a temperatura constante, produzida por dois aparelhoscondicionadores de ar. O laboratório tem 25 caixas, um bioterista, a caixa experimental utilizada para o experimento foi á de numero 7, o rato recebeu apelido de Freud, a caixa contém câmara experimental, barra, bebedouro, orifícios para saída da estimulação auditiva e luminosa e orifícios para fixação de hastes. A unidade de controle possui a chave de energia geral, controle de estímulos luminosos e deestímulos aversivos, controle de estimulo sonoro, cronômetro digital (horas, segundos e minutos), contador de resposta com zerador, e contador de reforços com botão zerador. Nessa sala, alunos, de ambos os sexos, constantemente realizavam experimentos ou preparavam relatórios. Essa situação nem sempre propiciava o silêncio necessário para a não-interferência nos experimentos.
PROCEDIMENTOSGERAIS
Antes do início dos exercícios experimentais era verificada a função da caixa em detrimento do experimento bem como teste do bebedouro e adaptação da caixa para melhor visualização dos experimentadores. O sujeito era trazido do biotério por um experimentador e retirado da gaiola pelo bioterista que o transportava para a câmara experimental, caixa de Skinner ou caixa de CondicionamentoOperante, iniciando assim os exercícios. O sujeito experimental, privado de água por aproximadamente 40 horas (em geral). Ao terminar a sessão, o sujeito era levado de volta ao Biotério, onde a água ficava disponível por dez minutos. Após esse tempo, o sujeito retornava à privação.
I.NÍVEL DE SACIAÇÃO (DESCRIÇÃO)
Esta atividade experimental consiste na verificação do número médio dereforços necessários para saciar o seu sujeito experimental.
PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS
O experimento ocorreu na Faculdade Santo Agostinho, no dia 29 de novembro de 2010, a sessão teve inicio às 20h45min às 21h15min horas, na caixa de numero 07 com rato albino privado por 40 horas. Participaram do experimento os alunos Luciana Lima de Sousa e Adélia Maria Dutra, os monitores e o bioterista,orientados pela professora Hadassa Lourenço Pinheiro Santiago. O referido experimento foi realizado numa gaiola experimental análoga à caixa desenvolvida por B. F. Skinner, sendo um instrumento de laboratório que realiza uma série de funções, permitindo o estudo experimental do comportamento.
Verificou- se aparelhagem experimental e solicitamos o sujeito experimental ao bioterista. A chave decontrole do bebedouro foi acionada na posição automática, para que o sujeito recebesse reforços contínuos, o cronometro ficava no modo min/seg. As respostas de pressão á barra são aquelas que o sujeito toca na barra pressionando-a até que ela produza um clic, e a água seja liberada; foram registradas com um traço (/). Foram registradas também as respostas de contato com C, as quais ocorrem...
tracking img