Relatorio-narradores-de-jave

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Narradores de javé -
Direção Eliane Caffé, 2004, Brasil.

Um filme que conta a História narrativa e oficial....
O filme Retrata a história de uma cidade “fictícia” do sertão nordestino chamadajavé onde esta cidade esta prestes a ser destruída para a construção de uma hidrelétrica.
Para mudar isso os moradores de jave decidem se reunir e contar a historia da cidade e daquele povo e assimtransformar a cidade em patrimônio histórico a ser preservado.
Um filme que conta com muito humor e um toque de literatura.
Narrado por Zaqueu, um morador que tem seu bar nas beiras da represa,conversa com um viajante e alguns clientes e relata a visão dele daquele povoado, porem ele não estava no ocorrido, ele contou o que ele ouviu.
A cidade conta com apenas uma pessoa alfabetizada (AntônioBiá) que é designado para passar as histórias para o papel . Antônio Bia ex carteiro, havia sido expulso da cidade porque foi acusado de escrever fofocas das pessoas, e assim foi escolhido paraescrever o tal livro de historia ao qual eles chamavam de” livro da salvação”, pois ele tinha digamos que uma facilidade de “incrementar” as historias pois ele trabalhava nos correios da cidade e assimdava um toque aumentativo nas cartas.
No primeiro relato Antônio diz que “uma coisa é fato acontecido, outra coisa é o fato escrito.
A partir dai já se dá pra imaginar a historia e o historiador, eAntônio se vê responsável pela criação do livro da “salvação”.
Há varias historias onde depende de cada narrador, versões e heróis diferentes para cada morador, geralmente são esses seusantepassados.
Maria Dina é a heroína, na versão relatada por Deodora, colocada à sua
imagem e semelhança. Ela, como descendente de Maria Dina, reconstrói o início de
Javé na bravura desta heroína: mulher quede fato tem importância é Maria Dina. Cada morador tem em seu herói algo muito semelhante.
Indalêo é o herói negro na história do morador, também negro, que para o narrador foi importante na...
tracking img