Relatorio microscopio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O microscópio é um instrumento que permite a observação de pequenos seres ou estruturas não perceptíveis a olho nu. Há vários tipos de microscópio: Simples ou lupa, ampliação até 600 x;Óptico ou composto, ampliação até 2000 x; Eletrônico, ampliação até 2.000.000 x; Protônico, ampliação até 1.000.000 x. O microscópio mais usado nos laboratórios é o óptico. Ele consta, basicamente, deuma parte mecânica, uma parte óptica e um sistema de iluminação. (fig.1)
Acredita-se que o microscópio foi inventado em 1591 por Zackarias Janssen e seu pai, Hans Janssen dois holandeses fabricantesde óculos. Eles descobriram que duas lentes de vidro, montadas apropriadamente nas extremidades de um tubo, ampliavam as imagens e permitiam observar objetos muito pequenos, invisíveis a olho nu. Tudoindica porem, que o primeiro estudioso a empregar um microscópio na investigação da natureza foi o holandês Antonie Van Leeuwenhoek. O microscópio de Leeuwenhoek é considerado um microscópio simples,pois é constituído por uma única lente. Robert Hooke desenvolveu um modelo de microscópio com duas lentes ajustadas a um tubo de metal, como o que havia sido inventado por Janssen. Por ser constituídopor duas lentes, esse aparelho ficou conhecido como microscópio composto. (Carli, 2007)
Objetivo
Conhecer os componentes e aprender a manipular o microscópio, identificando as diferentes estruturasdo equipamento.
Materiais e Métodos
Fez-se um risco no papel com uma caneta esferográfica de cor azul e colocou-se o pedaço de papel sobre a lâmina. Adicionou-se uma gota de água no papel e colocoua lamínula por cima, preparando a lâmina para observação.

Resultado e Discussão
Na primeira observação, sem risco no papel, com a lente de 4x de aumento já se pode ver no papel rasgado as fibrasvegetais. (fig.1) No aumento com 10x vê-se também nas fibras, alguns pontos aglomerados. (fig.2) Ao observar um pedaço de papel rasgado através da lente 40x de aumento, vê-se espécies de fiapos...
tracking img