Relatorio metodo de mohr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) INTRODUÇÃO:
A Química Analítica Quantitativa consiste na quantificação de uma certa amostra através da adição de um padrão. Quando se é determinada a concentração da amostra através da adição de um volume de um determinado padrão, denomina-se Análise Volumétrica. Dentre os tipos de volumetrias estão:
- Titulação ácido-base
- Titulação de precipitação
- Titulação complexométricas
-Titulação de oxidação-redução [1]
Uma reação com formação de precipitado pode ser utilizada para titulação, desde que se processe com velocidade adequada, que seja quantitativa e que haja um modo de determinar o momento em que o ponto de equivalência foi alcançado. Estes métodos são conhecidos por titulação de precipitação. Os processos mais importantes na análise volumétrica deprecipitação utilizam o nitrato de prata como reagente (processos argentimétricos). [2]
Neste tipo de titulação por precipitação há a precipitação de íons Cl- ou Br- através da adição de nitrato de prata (AgNO3) formando precipitados insolúveis de AgCl e AgBr.
Baseado nos diferentes tipos de indicadores, podendo eles serem de adsorção ou específicos, existem três tipos de formação de precipitados:
-Formação de um precipitado colorido (Método de Mohr)
- Formação de um complexo solúvel colorido (Método de Vollard)
- Formação de um precipitado colorido devido à adsorção de um indicador sobre a superfície do sólido (Método de Fajans)
O Método de Mohr é um método argentiométrico direto de titrimetria por precipitação, que tem como indicador o Cromato de Potássio K2CrO4, e consiste na precipitaçãode íons Cl- e Br- através da adição de nitrato de prata AgNO3 formando precipitados brancos insolúveis de AgCl e AgBr . Quando se atinge o ponto de equivalência, toda amostra reagiu quantitativamente com o nitrato, e, ao adicionar uma gota em excesso do padrão de prata, este excesso reage com o indicador de cromato de potássio fazendo com que o precipitado branco se torne um precipitado vermelhoe a solução adquira um aspecto creme. Tal fato é explicado pelas reações abaixo:
Reação de titulação: Ag++ Cl-↔ AgCl (s)(branco)
Reação do Indicador: 2 Ag++ CrO42-↔ Ag2CrO4(s)(vermelho)
O que diferencia qual precipitado se formará primeiro é a diferença do produto de solubilidade KPS entre eles. O AgCl (Kps = 1,75 x 10-10) possui um KPS muito menor do que o Ag2CrO4(Kps=1,1x 10-12), portantoprecipita primeiro. Quando se ultrapassa levemente o ponto de equivalência, a concentração de íons prata se torna suficiente para começar a precipitar o cromato, indicando o final da titulação. [3]
Existem fatores importantes a serem considerados no método de Mohr, são elas a concentração do indicador e o pH da solução. Se o pH da solução for inferior a 6,5, a concentração do íon cromato é de talordem que o produto de solubilidade do cromato de prata já não é mais atingido e, consequentemente, o indicador deixa de funcionar, uma vez que este sal é muito solúvel em solução ácida.
2CrO42- + 2H+ ↔ Cr2O72- + H2O
Por outro lado, o pH da solução não deve ser superior a 10,5, porque então precipita hidróxido de prata que posteriormente se decompõem em Ag2O (precipitado preto).
2Ag+ + 2OH- ↔2AgOH ↔ Ag2O(s) + H2O
Devido a essa grande importância do controle do pH utiliza-se hidrogenocarbonato de sódio para tamponar o meio.
Para obter melhores resultados pode-se ainda adicionar carbonato de cálcio que é pouco solúvel nessas condições de titulação e pode simular uma maior precipitação de cloreto de prata, facilitando a visualização do ponto final. [1]
Além disso, ocromato é um íon que quando muito concentrado confere à solução uma intensa cor amarela, de maneira que a formação do cromato de prata vermelho não pode ser prontamente detectada e, por essa razão, concentrações menores de íons cromato são geralmente utilizadas. Como consequência, um excesso de nitrato de prata é necessário antes que a precipitação se inicie. Um excesso adicional do reagente...
tracking img