Relatorio medidas de volume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS

Instituto de Biociências – IBIO

Departamento de Ciências Naturais – DCN

Disciplina: Química Geral e Inorgânica

Professora: Maria Eugênia Sena

Aluno:

Curso:

Turma:
Nº da prática:

Prática realizada no dia:

Medidas de Volumes e Densidades

Rio de Janeiro2012.2

Medidas de Volume – Fundamentação Teórica

Introdução:

A técnica de medição de volume de uma amostra depende do seu estado físico (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular). Os resultados obtidos devem ser expressos em metro cúbico, mililitro, centímetro cúbico, litro ou decímetro cúbico.
Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas emsua maioria em provetas graduadas e de um modo mais grosseiro, em béqueres em escala. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e buretas). Quando não é necessária a exatidão, podemos usar os recipientes volumétricos sem precisão (Pipeta graduada, Proveta, Becker, Erlenmeyer). A prática de análisevolumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.
Qualquer um desses instrumentos tem algumas informações importantes, tais como: volume máximo; graduação da escala; tolerância (limite máximo do erro); traço de referência; temperatura de calibração (normalmente, 20°C). Também pode ter erros devido a: ação da tensão superficial; dilatação e contração, provocadas pela variação detemperatura; calibração imperfeita do aparelho; erros de paralaxe.
Dentre todos os erros descritos, os erros de paralaxe são os mais comuns, são na verdade a leitura errada do volume do líquido. Para evitar cometer este tipo de erro, a leitura de um determinado volume de líquido deve ser feita na altura dos olhos, sempre pela parte inferior do menisco.
Objetivo do Experimento
O objetivo da aulapratica, foi conhecer os recipientes volumétricos em geral, e aprender a usa-los, calculando o volume de água dentro de tais recipientes e comparando os resultados entre eles para descobrirmos o melhor material a ser usado em cada situação proposta.
Procedimento Experimental:
Material Utilizado:
1- Pipeta graduada;
2- Pipeta volumétrica;
3- Becker;
4- Erlenmeyer;

Metodologia:Leitura de Volumes de 1,8; 5,4; 10; 22 ml
Medida de 1,8ml, enchemos um Becker com água, e utilizado uma pipeta graduada de 2ml, em conjunto com um propipette, retiramos do Becker a medida de 1,8ml e colocamos dentro do Erlenmeyer 50ml.
Medida de 5,4ml, enchemos um Becker de 50ml com água, e utilizado uma pipeta graduada de 10ml, em conjunto com um propipette, retiramos do Becker a medida aproximadade 5,4ml e colocamos dentro do Erlenmeyer 50ml.
Medida de 10ml, enchemos um Becker de 50ml com água, e utilizado uma pipeta volumétrica de 10ml, em conjunto com um propipette, retiramos do Becker a medida de 10ml e colocamos dentro do Erlenmeyer de 50ml.
Medida de 22ml, enchemos um Becker de 50ml com água, e utilizado uma pipeta graduada de 25ml, em conjunto com um propipette, retiramos doBecker a medida aproximada 22ml e colocamos dentro do Erlenmeyer de 50ml.

Volumes a Serem Medidos | Volumes aferidos na Vidraria e a precisão ou exatidão da medida na vidraria |
22,0ml | Pipeta graduada de 25ml |
10,0ml | Pipeta volumétrica de 10ml |
5,4ml | Pipeta graduada de 10ml |
1,8ml | Pipeta graduada de 2ml |

Conclusão:
Foi observado que embora não sejam tão precisas quanto àspipetas volumétricas, as pipetas graduadas são muito mais usuais, por possuírem uma exatidão próxima do resultado real e por possuírem mais marcações de medidas, portanto quando não precisarmos de uma medida exata, a melhor opção é utilizar uma pipeta graduada.

Comparação de Volumes e Transferência de água para Proveta, Becker
Materiais Utilizados
1- Pipeta Graduada
2- Proveta de...
tracking img