Relatorio linhas equipotenciais e linhas de força do campo elétrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA ELÉTRICA
FÍSICA - II

Linhas Equipotenciais e Linhas de Força do Campo Elétrico

ENGENHARIA ELÉTRICA
FÍSICA - II

Linhas Equipotenciais e Linhas de Força do Campo ElétricoOutubro de 2012

INTRODUÇÃO
Objetivo desse experimento foi mapear as linhas equipotenciais sobre as linhas de campo elétrico, partindo do campo elétrico e das linhas de campos, estudados em experimentosanteriores, temos as Linhas Equipotenciais ou Superfícies Equipotenciais, a figura 1 mostra as linhas equipotenciais para um campo uniforme (a) e para o campo de uma carga pontual (b).Campo uniforme Campo de uma carga pontual.

Potencial elétrico
Com relação a um campo elétrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associadaao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo. Para medir essa capacidade, utiliza-se a grandeza potencial elétrico ΔV ou simplesmente V. Para obter o potencialelétrico de um ponto, coloca-se nele uma carga de prova qo e mede-se a energia potencial adquirida por ela. Essa energia potencial é proporcional ao valor de qo. Portanto, o quociente entre a energiapotencial e a carga é constante. Esse quociente chama-se potencial elétrico do ponto:
V=U/qo
A unidade do potencial, Joules por Coulomb, é chamada de Volt (V).
A Diferença de potencial ΔV: Adiferença de potencial entre dois pontos, em uma região sujeita a um campo elétrico, depende apenas da posição dos pontos. Assim, podemos atribuir a cada ponto um potencial elétrico, de tal maneira que adiferença de potencial entre eles corresponda exatamente à diferença entre seus potenciais. Fisicamente, é a diferença de potencial que interessa, pois corresponde ao trabalho da força elétrica, ouvariação de energia potencial, por unidade de carga:
ΔV=ΔU/qo
Diferença de potencial a partir do campo
O potencial elétrico a partir do campo elétrico é dado pela equação:

Se for escolhido Vi =...
tracking img