Relatorio-lei de proust

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo



Realizou-se um experimento, no qual consistia comprovar de forma prática a Lei de Proust. Utilizou-se clorato de potássio, que foi submetido a um aquecimento, decompondo-se em cloreto de potássio e oxigênio. Com isto, foi possível determinar as relações de massas do clorato de potássio e do cloreto de potássio, e compará-las com as relações de suas massas molares, comprovando oprincípio da Lei de Proust.



1. Introdução


A Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier

A Lei da Conservação das Massas foi publicada pela primeira vez 1760, em um ensaio de Mikhail Lomonosov. No entanto, a obra não repercutiu na Europa Ocidental, cabendo ao francês Antoine Lavoisier o papel de tornar mundialmente conhecido o que hoje se chama Lei de Lavoisier.Preocupado em utilizar métodos quantitativos, Lavoisier tinha a balança como um de seus principais instrumentos em atividades experimentais. Por volta de 1774, o químico francês realizava experiências sobre a combustão e a calcinação de substâncias. Observou que, dessas reações, sempre resultavam óxidos cujo peso era maior que o das substâncias originalmente usadas.
Informado sobre ascaracterísticas do gás que ativava a queima de outras substâncias (que mais tarde foi denominado pelo próprio Lavoisier como oxigênio, que quer dizer gerador de ácidos), passou a fazer experiências com o mesmo e acabou por deduzir que a combustão e a calcinação nada mais eram que o resultado da combinação desse gás com as outras substâncias. E que a massa aumentada dos compostos resultantes correspondia à massada substância inicialmente empregada, mais a massa do gás a ela incorporado através da reação.
Os estudos experimentais realizados por Lavoisier levaram-no a concluir que, numa reação química que se processe num sistema fechado, a massa permanece constante, ou seja, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos:
m(reagentes) = m(produtos)
Através de seustrabalhos, pôde enunciar uma lei que ficou conhecida como Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier: "Numa reação química que ocorre em sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação", ou, "Numa reação química a massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos. Os átomos são conservados, eles apenas se rearranjam. Os agregados atômicosdos reagentes são desfeitos e novos agregados atômicos são formados".
Ou ainda, filosoficamente falando, "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". [1]


Lei de Proust
A Lei de Proust  também é conhecida como Lei das proporções constantes ou lei das proporções definidas. Esta lei foi inserida pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826), que realizouexperimentos com substâncias puras e concluiu que independentemente do processo usado para obtê-las, a composição em massa dessas substâncias era constante. A Lei de Proust é definida assim:
As massas dos reagentes e produtos participantes de uma reação mantêm uma proporção constante. Através de análises de inúmeras substâncias adquiridas por diferentes processos foi possível verificar que uma mesmasubstância tem sempre a mesma composição qualitativa e quantitativa. [2]
Em relação aos pontos de fusão:
Clorato de potássio: 356ºC
Cloreto de potássio: 776ºC (sublima à 1500ºC) [3]

Objetivo: Comprovar experimentalmente a Lei de Proust.


2. Material e Métodos

2.1 Materiais e Reagentes

Neste procedimento utilizou-se um tubo de ensaio, um béquer, uma balança semi-analítica,bico de Bünsen, pinça de madeira, palito de madeira e clorato de potássio (KClO3).
2. Procedimento Experimental
Pesou-se um tubo de ensaio limpo e seco. Adiciono-se uma massa de 1,51g de clorato de potássio. O tubo de ensaio foi aquecido na chama do bico de Bünsen; primeiramente na chama menos quente, foi aquecida a parte central do tubo, onde não tem sólido, colocando e tirando da...
tracking img