RELATORIO LABORATORIO FENOMENOS DE TRANSPORTE

1225 palavras 5 páginas
SUMÁRIO

Objetivo 4
Introdução 5
Desenvolimento 6
1º Experimento 7
2º Experimento 9
3º Experimento 10
Conclusão 14

OBJETIVO
Este experimento tem por objetivo visualizar e distinguir os escoamentos laminar e turbulento, além de identificar a transição desses regimes. Também foi determinado experimentalmente o número de Reynolds para cada tipo de escoamento, variando a vazão volumétrica.

INTRODUÇÃO
Seguindo o roteiro que nos foi dado iniciamos o procedimento conhecendo a bancada onde iriamos realizar os experimentos propostos, assim começamos abrindo um do registro 1/3 da vazão de água assim foi medido o tempo que cada um levou para encher o mesmo tanque, depois foi injetado uma seringa contendo um corante para verificarmos de qual maneira seria o tipo de escoamento do mesmo dentro das sequencias os três experimentos.
Sendo eles:
1 Medir a vazão da água usando o reservatório
2 Medir a vazão da água com o auxilio do hidrômetro
3 Calcular o número de Reynolds
Este procedimento foi realizado no laboratório de mecânica dos fluidos para que nos fosse apresentado à aplicação prática das aulas sobre Reynolds.

DESENVOLVIMENTO
Definição de Fluido
A matéria no estado líquido ou no estado gasoso é chamada de fluido. Fluido é uma substância que não tem forma própria, assumindo a forma do recipiente que o contém. O líquido pode possuir propriedades mecânicas, onde a ação de uma força exterior sobre o líquido de curta duração poderá mostrar propriedades elásticas.
Um fluido é dito compressível quando ao sofrer a ação da pressão seu volume reduz à medida que a pressão aumenta.

O experimento de Reynolds
O experimento de Reynolds demonstrou a existência de dois tipos de escoamentos, o escoamento laminar e o escoamento turbulento. O experimento tem como objetivo a visualizar o padrão de escoamento de água através de um tubo de vidro, com o auxílio de um fluido colorido.
Materiais para o procedimento

1 Reservatório de água
2

Relacionados

  • Teoria do fato jurídico
    83442 palavras | 334 páginas