relatorio guinosia

1207 palavras 5 páginas
Preparo de material vegetal para o estudo microscópico por método de coloração a fresco

1. INTRODUÇÃO
A microtécnica vegetal é denominada por um conjunto de técnicas utilizadas na confecção de lâminas do material vegetal. Estas lâminas têm como finalidade auxiliar na visualização e identificação das estruturas do vegetal em estudo, a visualização deve ser realizada com o auxilio de um microscópio óptico. Para a obtenção de uma melhor visualização, o material que será observado ao microscópio deve ser suficientemente fino e translucido, a ponto de permitir boa permeabilidade da luz através do material. A preparação do material a fresco é indicada aos vegetais que sejam muito hidratados ou aqueles possuem estruturas delicadas. Há vários procedimentos para a realização do corte vegetal, dentre eles podemos ressaltar o corte à mão livre, que consiste em uma técnica simples e rápida, mas que requer certa habilidade manual para obtenção de cortes fino e cuidado ao manusear a lâmina utilizada para o corte do vegetal para evitar possíveis acidentes com o material perfuro cortante. 2. OBJETIVO
Observar a anatomia foliar microscópica dos vegetais e suas estruturas celulares, a fim de realizar a identificação do vegetal em estudo.

3. PARTE EXPERIMENTAL
A. MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS.
 Microscópio óptico;
 Lâmina de barbear;
 Isopor;
 Lâmina de vidro;
 Lamínula;
 Vidro de Relógio;
 Placa de petri;
 Pincel;
B. SUBSTÂNCIAS E SOLUÇÕES.
 Água destilada
 Hipoclorito de sódio
 Lugol
 Sudan III
 Hematoxina de delafield
 Amido de milho
 Amido de batata
 Batata (Solanum tuberosum)
 Pêra
 Folhas de Hortelã (Mentha spp)
 Folhas de Magnólia

C. PROCEDIMENTOS REALIZADOS
Parte 1:
BATATA
 Foram realizados cortes finos da batata e estes sobrepostos na lâmina acrescentando em seguida uma gota de água destilada para melhor fixação da lamínula ao material a ser visualizado.
 Observou-se o parênquima amilífero e os

Relacionados