Relatorio geotecnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

LABORATÓRIO DE GEOTECNIA:
AMOSTRAGEM E PREPARAÇÃO DOS SOLOS

Alunos:
Ruben Virgilio da Silva
Joelson da SilvaDaniel Rezende
Julio Cesar
Carlos Godoy


Turma: C01/1
Profa.: Nelson
Goiânia, Outubro de 2012.
1. INTRODUÇÃO
Antes de iniciar uma obra precisamos conhecer o solo, que será o localde nossa fundação. Os ensaios de caracterização e compactação servem para classifica-lo e prever seu comportamento, mas antes de leva-lo para o laboratório e iniciar os ensaios, precisamosprepara-lo.
2. OBJETIVOS
Recolher uma amostro do solo, separa-lo e prepara-lo para os ensaios de compactação e caracterização (granulometria, liquidez, plasticidade, massa especifica, massa especificaaparente, absorção). Nossa amostra de solo já foi retirada da obra, existe uma norma a NBR9604, que deve ser seguida para a extração dessa amostra na obra. Iremos iniciar a partir do laboratório.
3.MATERIAIS UTILIZADOS
enxada;
sacos plásticos;
balança;
capsulas;
peneiras (76,2 - 50,8 - 19,1 - 4,8 - 2,0 - 0,42);
almofariz;
mão de gral;
quarteador;

4. EXECUÇÃO DO ENSAIO
Nos foientregue uma quantidade de solo para estudo, aproximadamente 50 kg, essa amostra é colocada em uma lona, para não perder umidade para o chão, ela fica exposta em temperatura ambiente. Ela é quarteada, em8 partes, uma dessas parte é retirada e será preparada para os ensaios. Com mão de gral, desmanchamos os torrões e homogeneizamos a amostra, evitando a quebra de grãos e perda da umidade. Na NBR6457, utilizamos o jogo de peneira e já separamos amostras do solo para determinados ensaios e desprezamos o restante, mas para fins didáticos, iremos utilizar as peneiras 76mm, separando a parte fina dagrossa, com o decorrer das aulas, iremos utilizar mais peneiras conforme a necessidade do ensaio.Nossa amostra ficou assim, parte grossa: 3189,02kg, parte fina: 1425,11kg.
5. CONCLUSAO
Nossa...
tracking img