Relatorio geologia ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Técnica Estadual Agrícola Luiz Dias Lins.

















Relatório de Geologia Ambiental.

Daniela Sofia Albuquerque Souza dos Santos.
Leni Maria de Albuquerque.
Renan Manoel dos Santos.
Sônia Maria da Paz.






























Escada
Julho de 2011




Escola TécnicaEstadual Agrícola Luiz Dias Lins.















RELATÓRIO DE GEOLOGIA AMBIENTAL

Daniela Sofia Albuquerque Souza dos Santos.
Leni Maria de Albuquerque.
Renan Manoel dos Santos.
Sônia Maria da Paz





Relatório apresentado em 22 de julho de 2011, como parte da avaliação dadisciplina de Geologia Ambiental, ministrada pelo Prof. Antônio Vicente Ferreira Júnior, do Curso técnico de Meio Ambiente da E.T.E.
















Escada
Julho de 2011


Índice





1.INTRODUÇÃO............................................................................................................04
1.1 Localização da Área emEstudo..........................................................................04

2. ESTUDOS DE CASO....................................................................................................05
2.1 Inundação...........................................................................................................05
2.2 Área deestudo...................................................................................................05
2.3 Medidas Preventivas antes, durante e depois das inundações..........................07

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................10

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................111. INTRODUÇÃO

Este relatório é referente à avaliação da disciplina de Geologia Ambiental, ministrada pela Profº. Antônio Vicente Ferreira Júnior do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual Agrícola Luiz dias Lins. O estudo abrange a caracterização geológica ambiental do tema Inundação.
No início da segunda quinzena de julho de2010 ocorreu uma catástrofe na região da Mata Sul de Pernambuco. Fortes chuvas caíram sobre o Agreste e a própria região da Zona da Mata provocando o aumento do nível dos rios e assim causando uma grande inundação.
O presente relatório teve o objetivo de fazer uma abordagem do principal problema ambiental encontrado na cidade da Escada que é a inundação. Problema este, que vêm ao longo de anos oudécadas sendo enfrentados pela população e gestores de órgão municipal e estadual. A abordagem fez-se através da observação direta da paisagem, e dos comentários da população através de pesquisa realizada na área de estudo na Rua Nova, na Avenida Samuel Campelo e na Rua Visconde de Utinga além do uso de fotos da inundação e mapa da área de estudo.



1.1 LOCALIZAÇÕES DA ÁREA DE ESTUDOA área de estudo está centralizada em duas localidades, Avenida Visconde de Utinga, e Rua Samuel Campelo, esses dois setores sofrem com os mesmos problemas ambientais e serão discutidos no item 2.2.



2. Estudos de caso

2.1 INUNDAÇÃO

A inundação popularmente tratada como enchente é o aumento do nível dos rios além de sua vazão normal,ocorrendo transbordamento de suas águas sobre áreas próximas a ele. As áreas planas próximas aos rios são chamadas de planície de inundação. Quando o rio fica cheio e não transborda ocorre uma enchente e não uma inundação. A figura abaixo ilustra bem estes conceitos.
[pic]

Segunda a Defesa Civil as inundações podem ser classificadas em função da magnitude (excepcionais, de...
tracking img