Relatorio fundamentos ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE PORTFÓLIO DE
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

1. INTRODUÇÃO

Em qualquer seguimento educacional o planejamento é fundamental, e na educação a distância não é diferente; o aprendizado é planejado, exibindo sua comunicação por vias tecnológicas e com organização precisa. No Brasil a partir de 1904 foram implantadas várias iniciativas de programas educacionais com diversossuportes. O presente relatório de portfólio foi selecionado com base na página 112 do livro Prática Pedagógica, aprendizagem e avaliação em Educação a Distância, e foi selecionado a iniciativa em EAD “Projeto Ipê”, descrevendo a seguir:

* Iniciativa em educação a distância: Projeto Ipê, seu inicio, metodologias e avaliações;
* Descrição de sua trajetória e considerações finais

2.DESENVOLVIMENTO
O Projeto Ipê foi um programa de ensino a distância criado em 1984 com a parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Padre Anchieta com o objetivo de atualizar e aperfeiçoar professores e especialistas em educação por multimeios, produção e distribuição de cursos de atualização de professores de 1º e 2º graus através de programas na TV Cultura de SãoPaulo, utilizando-se de recursos impressos e de vídeo veiculados.
Criado com a finalidade de propiciar ampla discussão sobre o ciclo básico com os professores e especialistas de educação, o projeto envolveu um sistema de multimeios: TV e material impresso. No ano de 1984, utilizou-se a Rádio Cultura como apoio. Segundo Palma Filho (1989), em 1984, foram levados ao ar vários programas dirigidos aosprofessores de ciclo básico, atingindo 74.679 profissionais. Em 1985, o foco do projeto foi direcionado para a atualização e aperfeiçoamento de professores especialistas em educação, envolvendo debates sobre temas educacionais em geral. Também nesse ano, foram organizados oito mil telepostos (postos de recepção organizados), atendendo 80 mil professores do ensino público. Na opinião de PalmaFilho, os textos preparados para o Projeto Ipê/1985 já traziam a discussão inicial sobre a reforma curricular, preparando o caminho para a discussão das propostas curriculares a partir de 1986.
Exibido duas vezes por semana, com reprise aos sábados pela manhã, o Ipê foi concebido pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) - órgão da Secretaria da Educação - com o objetivo inicial decapacitar professores alfabetizadores em serviço, sendo uma das experiências que serviram de modelo para a criação da TV Escola, em 1996.
Um dos coordenadores do projeto Ipê, o professor Pedro Paulo Demartini, por parte da CENP, relata: “O Ipê tentava transmitir a ideia de uma alfabetização criativa e, para tanto, nosso trabalho envolvia um reestudo da alfabetização e os textos básicos, que depoisresultaram nos primeiros vídeos produzidos pela professora Emília Ferreira, conteudista da CENP. Os programas eram veiculados em sinal aberto pela TV Cultura para todo o estado de São Paulo. As escolas da rede que desejassem participar do projeto inscreviam-se através das delegacias regionais de educação. A recepção era organizada em telepostos com monitores treinados pelos técnicos da CENP. Osmonitores eram escolhidos entre os professores da área de conhecimentos dos programas que exibíamos. Se o programa enfocava a área de ciências, por exemplo, então o monitor era escolhido entre os professores da área. Muitas vezes o próprio diretor da escola assumia o papel de monitor. A experiência dos telepostos era muito rica, pois, logo após os professores assistirem aos programas acabavamdiscutindo questões relevantes sobre temas da escola que não discutiam em outros momentos. A ideia era fomentar a discussão de forma organizada”.
Para Pedro Demartini, o sucesso do projeto deveu-se a vários fatores. Entre eles a qualidade dos conteúdos dos programas exibidos, da entrega antecipada dos textos impressos para acompanhamento das aulas televisivas e o sinal da televisão.
A estrutura...
tracking img