Relatorio fisico quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os alcalóides são substâncias de caráter básico, derivadas principalmente de plantas (mas não somente, podendo ser também derivadas de fungos, bactérias e até mesmo de animais) que contêm, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono. Quase todos, porém, apresentam estrutura química derivada de um composto heterociclo. Uma classificação química dealcalóides baseia-se na estrutura deste heterociclo: alcalóides da piridina (ex.: nicotina) da xantina (ex.: cafeína), da quinolina, do pirrol, do indol, da piperidina, etc. (1) BIOMANIA.
São geralmente substâncias cristalinas, incolores, não voláteis, de gosto amargo, insolúveis em água e solúveis em álcool etílico, éter, clorofórmio, tetracloreto de carbono, álcool amílico e benzeno. Alguns são líquidose solúveis em água, como a conina e a nicotina, uns poucos corados, como a berberina, que é amarela. A maioria dos alcalóides livres é levogira (giram o plano da luz polarizada para a esquerda), alguns são opticamente inativos e outros, dextrogiros (giram o plano da luz polarizada para a direita). (1)
Seus nomes comuns e que estamos mais habituados a ver, geralmente terminam com o sufixo ina:cafeína (do café, que é chamada de pseudoalcaloide por ser, na verdade, uma xantina), cocaína (da coca), pilocarpina (do jaborandi), papaverina/morfina/heroína/codeína (da papoula), psilocibina do cogumelo Psilocybe cubensis, almíscar que é extraído de uma glândula do cervo-almiscarado, etc. Nas plantas podem existir no estado livre, como sais ou como óxidos. Eles também correspondem aos principaisterapêuticos naturais com ação: anestésica, analgésica, psicoestimulantes, neurodepressores, entre outras. (1)
Certos vegetais são particularmente ricos em alcalóides, por exemplo, as rubiáceas (café) e as solanáceas (fumo). A cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2,classificado como alcalóide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina (figura 1).Éencontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante. (4) WIKIPÉDIA.

Figura 1: Alguns exemplos de alcaloides xantínicos.

A cafeína apresenta-se sob a forma de um pó branco ou pequenas agulhas, que derretem a 238 °C e sublimam a 178 °C, em condições normais de temperatura e pressão. É extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresentasabor amargo. (4)
Entre o grupo das xantinas (que incluem a teofilina e a teobromina) a cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central (SNC). Atua ainda sobre o metabolismo basal e aumenta a produção de suco gástrico.Doses terapêuticas de cafeína estimulam o coração aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo também dilatação dos vasos periféricos.(4)
A cafeína é a droga maisconsumida no mundo e é encontrada em uma grande quantidade de alimentos, como chocolate, café, guaraná, cola, cacau e chá-mate, é possível encontrá-la também em alguns analgésicos e inibidores de apetite. O valor nutricional da cafeína está ligado apenas ao efeito excitante. (3) LOPES, Patrícia.
Uma xícara média de café contém, em média, cem miligramas de cafeína. Já numa xícara de chá ouum copo de alguns refrigerantes encontram-se quarenta miligramas da substância. Sua rápida ação estimulante faz dela poderoso antídoto à depressão respiratória em consequência de intoxicação por drogas como morfina e barbitúricos. A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça e insônia. Os portadores de arritmia cardíacadevem evitar até mesmo dosagens moderadas, ainda que eventuais, da substância. Altas doses de cafeína excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Estudos demonstraram que a dose letal para o homem é, em média, de 10 gramas. (4)
Apesar de ser utilizada para solucionar problemas cardíacos, ajudar pessoas com depressão nervosa decorrente do...
tracking img